Vamos ter um momento devocional juntos? Confira o texto de hoje 👇
Leitura bíblica do dia: Provérbios 3:13-18
Plano de leitura anual: Zacarias 13–14; Apocalipse 21;
Quando Edward Jackson partiu em busca de ouro para a Califórnia, durante a Grande Corrida do Ouro nos EUA, ele registrou no seu diário, em 20 de maio de 1849, a sua extenuante jornada de carroça, marcada por doenças e morte: “Não deixe meus ossos aqui. Se possível quero morrer em casa”. Outro garimpeiro chamado John Walker escreveu: “É a loteria mais completa que você pode imaginar. Não aconselho ninguém a vir”.
Walker, na verdade, voltou para casa e teve sucesso na agricultura, pecuária e política. Quando um parente seu levou suas cartas amareladas para um programa de TV, elas foram avaliadas em milhares de dólares. Como disse o apresentador: “Ele conseguiu algo valioso da Corrida do Ouro. Suas cartas”.
Walker e Jackson voltaram para casa após adquirir a sabedoria que os fez viver com maior praticidade. Medite nestas palavras de sabedoria do rei Salomão: “Feliz é a pessoa que encontra sabedoria […] é árvore de vida para quem dela toma posse” (Provérbios 3:13,18). Uma escolha sábia “dá mais lucro que a prata e rende mais que o ouro” (v.14), tornando a sabedoria mais preciosa do que qualquer desejo terreno (v.15.)
“Com a mão direita ela oferece vida longa […] todos os seus caminhos levam a uma vida de paz” (vv.16-17). Nosso desafio, portanto, é nos apegarmos à sabedoria, não aos desejos esplêndidos. Esse caminho Deus abençoará.
Por: Patrícia Raybon