Leitura bíblica do dia: Jó 42:1-9
Plano de leitura anual: Jeremias 12–14; 2 Timóteo 1;
“Então, você disse que posso não ser culpada”. Eu tinha sido o orador convidado em sua igreja e falávamos sobre o que eu havia exposto naquela manhã. As palavras dessa mulher me surpreenderam. E completou: “Tenho uma doença crônica e orei, jejuei, confessei meus pecados e fiz tudo o que me disseram para ser curada. Mas ainda estou doente, então pensei que a culpa fosse minha”.
Fiquei triste com o que ouvi. Ela tinha recebido uma “fórmula” espiritual para resolver seu problema e culpou-se quando isso não funcionou. Pior ainda, essa abordagem estereotipada do sofrimento foi refutada gerações atrás.
Simplificando, essa fórmula antiga diz que, se há sofrimento, há pecado. Quando Jó perdeu tragicamente o seu gado, filhos e saúde, seus amigos a usaram: “Acaso os inocentes morrem? (Jó 4:7)”. Elifaz questionou, suspeitando da culpa de Jó. Bildade disse a Jó que seus filhos morreram porque pecaram (8:4). Ignorando a verdadeira causa do sofrimento de Jó (1:6–2:10), eles o atormentaram com razões simplistas para sua dor. Mais tarde, receberam a repreensão de Deus (42:7).
O sofrimento faz parte da vida num mundo caído. Como o foi para Jó, pode acontecer por motivos que talvez nunca saibamos. Mas Deus tem um propósito que vai além da nossa dor. Não desanime por causa de fórmulas simplistas.
Por: Sheridan Voysey