Listen

Description

Leitura bíblica do dia: Malaquias 4:1-3

Plano de leitura anual: Cântico dos Cânticos 1–3; Gálatas 2;

O fazendeiro Jaime comoveu-se ao ler “…vocês que temem meu nome […] sairão e saltarão de alegria, como bezerros…” (Malaquias 4:2) e orou para receber a vida eterna. Recordando os saltos de seus próprios bezerros ao saírem das baias, ele entendeu a promessa de Deus sobre a verdadeira liberdade.

Sua filha me contou isso quando discutíamos as imagens em Malaquias 4. Nesse texto, o profeta fez uma distinção entre os fiéis que temiam o nome de Deus e aqueles que confiavam em si mesmos (vv.1-2). O profeta encorajava os israelitas a seguirem a Deus quando muitos, incluindo os líderes religiosos, desprezavam a Deus e Seus padrões para uma vida fiel (1:12-14;3:5-9). Malaquias convocou o povo a viver fielmente por causa de um tempo futuro em que Deus faria a distinção final entre esses dois grupos. Nesse contexto, Malaquias usou a imagem de um bezerro saltitante para descrever a alegria indescritível que o grupo fiel terá “quando o sol da justiça [levantar-se], trazendo cura em suas asas” (4:2).

Jesus é o cumprimento dessa promessa, trazendo as boas-novas de que a verdadeira liberdade está ao alcance de todos (Lucas 4:16-21). E um dia, na criação renovada e restaurada de Deus, experimentaremos essa liberdade plenamente. Que prazer indescritível será saltar de alegria lá!

Por:  Lisa M. Samra