Listen

Description

Leitura bíblica do dia: Eclesiastes 3:1-7

Plano de leitura anual: Isaías 53–55; 2 Tessalonicenses 1;

Uma mulher afro-americana fez parte de um grande ministério global por 30 longos anos. Mas, quando queria falar sobre injustiça racial, seus colegas de trabalho se calavam. Então, em 2020, enquanto as discussões sobre racismo cresciam pelo mundo, seus amigos de ministério “começaram a dialogar abertamente”. Com uma mistura de sentimentos, ela agradeceu pelas discussões, mas se questionou por que seus colegas demoraram tanto para falar.

O silêncio pode ser uma virtude em certas situações. Como o rei Salomão escreveu: “Há um momento certo para tudo […] para cada atividade debaixo do céu […] tempo de calar, e tempo de falar” (Eclesiastes 3:1,7).

O silêncio diante do preconceito e da injustiça só causa danos. O pastor luterano Martin Niemoeller (preso na Alemanha nazista por falar abertamente) afirmou isso num poema que compôs depois da guerra: “Primeiro, eles vieram atrás dos comunistas, mas me calei porque não era comunista”. Acrescentou: “Depois, vieram atrás” dos judeus, católicos e outros, “mas não falei nada”. Por fim, “vieram atrás de mim e, àquela altura, não havia mais ninguém que falasse algo” (tradução livre).

É preciso coragem e amor para posicionar-se contra a injustiça. Com a ajuda de Deus, entretanto, reconhecemos que a hora de nos posicionarmos é agora.

Por:  Patrícia Raybon