Leitura bíblica do dia: Eclesiastes 7:1-4
Plano de leitura anual: Isaías 47–49; 1 Tessalonicenses 4;
Um estabelecimento na Coreia do Sul oferece funerais grátis para os vivos. Desde que iniciou em 2012, mais de 25 mil pessoas, de adolescentes a aposentados, participaram desses “funerais vivos”, na esperança de melhorar a sua vida ao pensar na morte. Os seus oficiantes dizem que “as cerimônias têm o objetivo de dar ao participante um verdadeiro sentido da vida, inspirar gratidão e ajudar na prática do perdão e reconexão entre familiares e amigos”.
Essas palavras ecoam a sabedoria dada pelo mestre escritor de Eclesiastes. “…todos morrem, e é bom que os vivos se lembrem disso” (Eclesiastes 7:2). A morte nos lembra que a vida é breve e que temos um certo tempo para viver e amar, liberando-nos para usufruirmos dos bons presentes de Deus, como dinheiro, relacionamentos e prazer. Ela nos liberta para desfrutá-los aqui e agora, enquanto ajuntamos “tesouros no céu, onde traças e ferrugem não destroem, e onde ladrões não arrombam nem furtam” (Mateus 6:20).
Ao lembrarmos que a morte pode bater a qualquer hora, isso talvez nos obrigue a não adiar a visita a nossos pais, postergar nossa decisão de servir a Deus de um modo específico, ou negligenciar o tempo com nossos filhos por causa do trabalho. Com a ajuda de Deus, podemos aprender a viver com sabedoria.
Por: Poh Fang Chia