Na Pauta Polêmica: Episódio #14 Nescau X Toddy
O “Nescau” é a marca Brasileira dos Achocolatados em pó da multinacionais Nestlé.
Mundialmente eles comercializam o achocolatado porém o nome utilizado é “Nesquik” (o que aqui reconhecemos como o achocolatado de morango).
O nome utilizado no Brasil representa a junção das palavras Nestlé e Cacau, por isso “Nescau”.
Foi lançada originalmente no Brasil em 1932 e até hoje é sucesso no segmento representando a maior e principal receita do setor.
O achocolatado da Nestlé caracteriza-se pelo sabor mais concentrado, e pela facilidade em ser dissolvido no leite.
A representação da sua força e marca é tão significativa no Brasil que a marca já ganhou diversas variedades, como por exemplo: Biscoito recheado, chocolate, cereal, barra de cereal, ovos de Páscoa e bebidas prontas. Além é claro das variações nas embalagens tradicionais, com as linhas: light, sem acúcar, power, entre outros…
Se achávamos que depois da descrição acima ficaria fácil definir as preferências, surpreenda-se com o histórico não menos relevante do Toddy, da multinacional Pepsico.
O achocolatado foi fundado em 1930, e dessa forma chegou no Brasil em 1933. Sim, se imaginávamos que o tempo do Nescau era muito superior, o Toddy chegou no mercado Brasileiro apenas um ano após a entrada da sua maior concorrente.
Caracterizado pela suas tradicionais vacas, como mascote. Elas remetem à força da fazenda além da evidenciar o principal protagonista desse embate: O leite.
Mais acirrado ainda é o mix de produtos derivados também do achocolatado em pó: Toddy Protein, Bolinhos, cookies, e um dos principais carros chefe: O famoso Toddynho, a principal marca e referência de bebida pronta de chocolate no Brasil.
Atualmente o produto é comercializado em mais de 5 países diferentes, e uma das suas principais características é o sabor mais doce, e suas bolinhas de chocolate, formada na resistência à se misturar com o leite.
Todos os achocolatados em pó disponíveis no mercado apresentam uma quantidade enorme de açúcar em suas fórmulas, mas o Nescau leva uma pequena vantagem sobre seu concorrente neste item, já que uma colher de 20g do produto contém 15g de açúcar, contra os 18g do Toddy.
Basta uma degustação rápida com a mesma quantidade dos dois produtos no leite para atestarmos que Toddy é realmente bem mais doce.
Se você ficou espantado com a quantidade de açúcar desses achocolatados, é sempre bom lembrar que esse é exatamente o motivo para eles serem tão baratos.
À título de comparação, se você buscar uma alternativa mais pura, um produto que é de fato chocolate em pó solúvel, e não açúcar disfarçado, vai pagar pelo menos R$ 60 reais em 1 kg.
No Brasil temos excelentes fabricantes de chocolates nesse formato como a Lugano e a Florybal, mas sabemos que é uma minoria que pode pagar por eles.
Além da quantidade de açúcar, outra diferença importante entre eles é a densidade do pó. Enquanto o Nescau é mais fino e dissolve fácil até no leite gelado, o Toddy é mais grosso, e acaba formando gomos mesmo no leite morno.
E para finalizar, temos a “malígna” maltodextrina. Esse polímero de glicose é rapidamente absorvido pelo organismo, elevando a glicose no sangue em instantes e, se consumido em grandes volumes e por muito tempo, pode até levar à diabetes.
Fonte: Movimento Infância Livre de Consumismo
Envie uma mensagem para nós, click no link: https://anchor.fm/napautahoje/message
Nos siga nas redes sociais, lá o bicho pega, kkkk
Nosso Instagram: https://www.instagram.com/napautahoje/
Nosso twitter: https://twitter.com/naPautahoje
Nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCJfh6D6AktjpYvT9svTVSOA