Listen

Description

Os acordos coletivos passaram a ter papel primordial na manutenção dos empregos e na preservação dos direitos trabalhistas com a crise provocada pela pandemia de covid-19. Esta é a leitura do Juiz Federal Fabrício Lima Silva (foto), do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais. Em entrevistas exclusivas à Rádio Vanguarda, nesta segunda-feira 27, o magistrado analisou a nova realidade das relações entre capital e trabalho e ofereceu pontos de vista privilegiados, não apenas como juiz, mas, também, na condição de professor e escritor. A primeira parte do bate-papo foi durante o Jornal de Vanguarda, às 11h15; e a segunda em live à noite, no perfil oficial da emissora.

Lima comentou a importância dos sindicatos nas negociações com as empresas, diante do papel estratégico das negociações entre empresas e empregados, e analisou os diversos direitos envolvidos.

Aos que defendem a extinção da Justiça do Trabalho, o juiz disse que até poderia concordar, desde que não houve desrespeito aos direitos dos trabalhadores.