Listen

Description

Título da ministração: A letra mata!

Texto base: 2 Coríntios 3:6

"Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica."

Se você é alguém que anda se aplicando nas escrituras e está tentando aprender mais sobre teologia ou algo parecido, provavelmente você deve ter escutado alguém falar pra você: "Ei irmão, tome cuidado com estudar demais a Bíblia porque a letra mata viu!". E não fique bravo pois possivelmente esse irmão em Cristo só quer te ajudar a se manter nos caminhos do Senhor. E venhamos e convenhamos, ele não está errado, só não aplicou no lugar certo.

Mas a questão é que essa frase perpetuou por várias gerações trazendo um significado que o inimigo adora.

Esse tipo de frase faz com que pessoas deixem de buscar mais a Deus e sua palavra por medo de virarem cristãos gelados, ou até mesmo algum tipo de descrente. E isso tudo graças a uma má interpretação do verdadeiro significado do que Paulo estava tentando explicar à igreja de Coríntios. Que estar debaixo da velha aliança que é a Letra, ou seja, a Lei, MATA.

Mas por que mata? Porque ninguém consegue cumprir toda a Lei de Deus de forma perfeita. Somente Cristo foi capaz e através dEle fomos agraciados pela segunda aliança que é a graça. Ou seja, o espírito vivifica aquilo que estava morto pela Lei através da graça e assim tira todo possível mérito dos homens.

Vamos dar um exemplo para alcançar o entendimento. Imagine que você é um estudante e em sua escola há algumas regras para serem cumpridas, mas ninguém consegue seguir a risca todas as regras, e se você conseguisse provavelmente acharia que você é um aluno merecedor de algum tipo de honra. E por isso a graça não se justifica pelas obras, assim como Paulo diz em Efésios 2:8-9: "Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie."

Então podemos concluir que realmente a letra mata. Mas quando alguém disser isso, você poderá já entender que não é a questão de estudar a bíblia que mata alguém e sim estar debaixo da antiga aliança. E isso graças a nossa natureza pecaminosa.

Agora para finalizarmos:

Por acaso você acreditava que a letra matava? Ou seja, você acreditava que estudar a bíblia poderia lhe tornar um pouco fanático ou algo do genero? Mas agora que você sabe que não é bem por aí, o que você fará a seguir? Estudará? Ou continuará ignorando o ensino de Paulo em 1 Timóteo 4:13 "Até a minha chegada, dedique-se à leitura pública da Escritura, à exortação e ao ensino."

Sugestão de músicas: Casting Crowns - Set Me Free

Nota Pessoal: Essa mensagem acredito ser importante pois por muito tempo eu me senti culpado e de certa forma quase um falso cristão por querer aprender mais e estudar a bíblia de uma forma mais sistemática para assim alcançar um entendimento um pouco mais profundo. E acredito que com muitas pessoas acontece o mesmo, por isso essa é a única mensagem que coloquei esse toque especial. E agora quero encorajá-lo a estudar ainda mais, pois ao contrário do significado popular dessa frase, me ocorreu o inverso. Cada vez que estudava mais, minha fé só aumentava! E agora um último conselho, não saia por aí corrigindo todos que dizem isso. Tenha paciência e muito amor no ensino, não constranja ninguém ao corrigir sua interpretação errônea. Tenha sempre o entendimento que todos erramos, e saber um pouco mais que outro não nos torna nem um pouco mais especiais.