Listen

Description

Título da ministração: Contemplando o Pecado

Texto base: Tiago 1:14-15

"Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte"

Antes de tudo, você sabe qual o significado de contemplar?

Significa algo como: fixar o olhar em (alguém, algo ou si mesmo), com encantamento, com admiração, observar atentamente; analisar.

Bom, dito isso, agora vocês entendem o que quero dizer com contemplando o pecado, certo? Para quem não compreendeu ainda, vou explicar…

Imagine a seguinte situação: Seus pais foram viajar e te deixaram em casa sozinho! Você sendo cristão já logo pensa que deve vigiar para não pecar contra Deus, e começa a tentar evitar pensamentos que podem te levar a sites pornográficos ou talvez até mesmo a trazer mulheres para dentro de casa para ter relacionamento. Mas você se pega tendo devaneios, pensamentos que te levam para longe, e agora você sente que tem algo dentro de você que não quer te deixar pecar (esse é o Espírito Santo, claro), mas tem outra coisa dentro de você também que está ansioso para que seja dado o primeiro passo em direção ao pecado (nesse caso estou falando do desejo da carne).

Também posso comparar essa situação facilmente com um menino que foi avisado pelos pais que não podia pegar o peixe que estava dentro do aquário. E em algum momento os pais desse menino saíram e agora ele estava lá, olhando para o peixe com os olhos fixos no aquário, contemplando aquele peixinho nadando pra lá e pra cá. E esse menino fica pensando seriamente se deveria ouvir os pais ou se deveria fazer aquilo que ele tanto desejava.

Eu arrisco dizer que essa é uma simbologia de uma situação que pode ter acontecido com várias pessoas.

Nós temos que tomar muito cuidado com a contemplação de algo que não devemos fazer. Se você não deve fazer, nem contemple, para que assim não caia na tentação gerada pelo seu próprio coração. Pois o coração é enganoso (Jeremias 17:9-10) e os desejos da carne podem influenciar você a fazer algo que sabe que não é correto! Tudo isso, somente pelo fato de você ter passado alguns minutos contemplando aquele velho hábito e pensamento, será que devo fazer ou não?! Sendo que você já sabia a resposta!!!

Agora para finalizarmos:

Pense comigo:

A resposta está em Gálatas 5:17 onde Paulo ensina que o Espírito luta contra a carne, ou seja, temos uma batalha diária que precisa ser vencida tanto na mente quanto no resto do corpo, negando assim os desejos da carne e atendendo as orientações do Espírito para nós.

Então, não se sinta mal por batalhar todos os dias para vencer velhos hábitos. Se sinta mal por contemplá-los com um olhar de saudades.

Sugestão de músicas: Ser mudado - Alessandro Vilas Boas