Título da ministração: Destruindo minha habitação
Texto base: Zacarias 7:14
"‘Eu os espalhei com um vendaval entre nações que eles nem conhecem. A terra que deixaram para trás ficou tão destruída que ninguém podia atravessá-la. Foi assim que transformaram a terra aprazível em ruínas’ "
Muitas vezes acabamos esquecendo o quanto temos poder para destruir um ambiente onde habitamos.
Pense em todos os lugares que você passou, e que graças às suas atitudes naquele local, ninguém mais gosta de ir lá. Ou até gostam, mas somente quando você não está lá.
Em Gênesis 3:17 Deus declara para Adão: "[...] maldita é a terra por sua causa;". Nesse episódio Deus está nos ensinando que por causa de nossos pecados a terra se tornou maldita. Ou seja, aquele mesmo local que antes era para nossa vivência e cultivo, agora se torna maldita, pois nosso pecado deu legalidade para que aquele ambiente se tornasse uma habitação ruim.
Um outro exemplo disso fica em Gênesis 6:13 onde o Senhor está dizendo a Noé: "[...] Eu os destruirei com a terra.". Nesse versículo podemos ver que o pecado do homem se tornou tão intenso que o Senhor quis destruir não só o homem, mas também a terra onde eles habitavam.
E agora um último exemplo, fica em Zacarias 7:14, quando Deus diz pelo profeta: "[...] Foi assim que transformaram a terra aprazível em ruínas".
Aqui vemos claramente um exemplo de um povo que deixou para trás uma terra destruída.
Sei bem que os que destruíram a cidade foram os do exército inimigo, mas isso só aconteceu porque o Senhor permitiu, no livro de Zacarias vemos em vários momentos o Senhor dizendo que o povo escolheu ignorar suas ordenanças. Então a consequência de andar no caminho contrário ao de Deus, acabou sucumbindo à cidade como efeito colateral da desobediência.
Então, toda vez que você pensar em pecar, ou talvez agir de uma forma que você sabe que não agradará ao Senhor, pense que talvez essa sua atitude possa tornar aquele lugar maldito. Talvez você não sinta isso, mas outras pessoas sentirão! E sua presença será pesada naquele local, a ponto de ninguém querer habitar no mesmo ambiente que você.
Agora para finalizarmos:
Quero te convidar a ser sincero e fazer as seguintes perguntas a si mesmo:
Por acaso sua casa tem se tornado um lugar difícil de se habitar? Ou seja, o ambiente tem se tornado pesado, onde há contendas e brigas constantes?
Como anda o seu trabalho? Tem sido um lugar agradável de se estar durante 8 horas? Ou só é um lugar legal quando você não está lá.
E na sua igreja? Você tem sido alguém que torna o ambiente mais agradável ou você tem trabalhado para tornar o ambiente mais difícil para se ter comunhão?
Pense nessas perguntas e reflita, porque por mais que você tenha estragado a terra, o Senhor tem poder para renovar as raízes novamente e assim você poderá começar a cultivar um local de adoração ao Senhor através da sua presença nos ambientes onde você está.