Título da ministração: Deus e suas escolhas!
Texto base: Atos 9:13-15
"Respondeu Ananias: "Senhor, tenho ouvido muita coisa a respeito desse homem e de todo o mal que ele tem feito aos teus santos em Jerusalém.
Ele chegou aqui com autorização dos chefes dos sacerdotes para prender todos os que invocam o teu nome".
Mas o Senhor disse a Ananias: "Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel."
Quando eu começo a ler essa passagem já inicio ela com o seguinte pensamento: "Ananias tentou falar para Deus o motivo pelo qual ele não queria ir até Paulo, como se Deus não soubesse o porque Paulo estava lá!". Obviamente eu entendo que quando estamos em nossas conversas com Deus deixamos de lado o entendimento de que Ele já sabe de tudo e por isso falamos com nosso Pai como se Ele ainda estivesse descobrindo o acontecer do dia-a-dia.
Mas outro ponto interessante dessa passagem é que o que Ananias falou para Deus possivelmente é o que qualquer um de nós faria. Ananias estava praticamente dizendo a Deus o seguinte: "Senhor, tem certeza que estamos falando do mesmo Paulo? Porque o Paulo que eu conheço é aquele que veio para prender os Teus Santos.".
Mas existe uma resposta intrínseca nesse texto da parte de Deus para Ananias, que é a seguinte: "Ananias, o que você vê é o externo, mas Eu, o Senhor vejo o interno, onde os olhos não sondam, onde ninguém mais conhece. Esse homem ao qual todos temem pelos males feitos é ferramenta minha para levar a minha palavra aos gentios e seus reis."
Deus deixa bem claro para nós com essa passagem que algumas escolhas dEle são totalmente incoerentes ao julgar humano. Mas em 1 Coríntios 1:27 nós também aprendemos que Deus escolhe o que para o mundo é loucura para confundir os "sábios".
Agora para finalizarmos:
Se o Senhor mandasse você ajudar alguém que é ferramenta para Ele em meio a esse mundo. O que você faria? Ficaria criando impasses com Deus em uma discussão sem fundamento ou iria cumprir a vontade dEle?