Título da ministração: Iai, tatuagem, pode ou não pode? (1 Coríntios 8:9-13)
Iai, tatuagem pode ou não pode? Para ser sincero essa pergunta é bem gasta já no mundo. Muitas pessoas já perguntam isso há bastante tempo e sinceramente acho que até se buscarmos lá no fundo vamos enxergar que existe algo dentro de cada pessoa levando elas a pensar sobre o que de fato agrada a Deus. E isso é bom, porque podemos subentender que ainda existe algo dentro da pessoa que gera esse tipo de questionamento para que ela possa começar a viver respaldada naquilo que é a vontade de Deus. Mesmo que essa pergunta seja bem rasa, acredito que os motivos por trás dela seja um ser que habita dentro de mim e você e não quer te deixar em paz, tomando atitudes desenfreadas. Se é que você me entende!
Falamos bastante mas não falamos muito até agora. Então para entrarmos no assunto chave desta mensagem vamos falar sobre a grande questão desses versículos, que é a consciência dos fracos. O que Paulo está orientando a aqueles que entenderam que são livres em Cristo e que suas consciências não os impedem de fazer determinadas coisas que para outros eram pecaminosas (muito disso é consequência de quem estava acostumado a viver sob a lei) era de que eles deveriam tomar cuidado com o que faziam para assim não estimular os de consciência fraca a fazerem também a ponto deles irem contra a sua própria consciência.
Mas peraí, qual o problema de ir contra a própria consciência? A questão é que se você faz algo que sua consciência te acusa, mesmo que para outros isso seja algo normal, você está fazendo algo contra a lei da sua consciência. Ou seja, você está vivendo fora da lei que ela obedece. Mas vamos um pouco mais fundo nisso. Minha natureza é falha e então tudo em mim também. Se vou contra minha consciência e ela é falha então eu não estaria fazendo o que é certo? Bom, essa pergunta pode até fazer sentido quando você está fora de Cristo. Mas grande parte das mensagens de Paulo lidam com pessoas que já aceitaram a Cristo e agora foram invadidas pelo cutucador de consciência, que é o Espírito Santo. Então nessas mensagens Paulo fala para pessoas que agora vivem sob a direção do Espírito.
Peraí, então quer dizer que todo pensamento que eu tenho depois de conhecer a Cristo é bom? NÃO! Mas provavelmente depois de conhecer a Cristo e se entregar a Ele, agora você não pensa mais sozinho, se você agora deixar ser guiado pelo Espírito Santo de Deus, Ele provavelmente irá te deixar incomodado com coisas que talvez para você não façam mais sentido. E é aí que está o problema de ir contra a sua consciência. Porque quando estamos no mundo, temos uma consciência raza que nos leva a fazer coisas boas por mero prazer de ser bom ou talvez para ser notado. Mas agora que estamos em Cristo nossa consciência está sob o jugo da direção do Espírito e por isso muitas das vezes ela vai te orientar a viver de forma mais correta.
Mas talvez agora você me diga: "Ahh, então agora eu tenho que viver em função do outro?". Uauuuuu, se você realmente se questionou sobre isso, parece que você entendeu rápido a mensagem! SIMMMMMMM!!!! É exatamente isso que Paulo nos orienta nos versículos 19 até o 22 do capítulo 9 de 1 Coríntios. Paulo ali está dizendo algo como: "Eu sou livre, mas mesmo assim me fiz servo entre vocês para ganhá-los para Cristo. Me fiz judeu para ganhar os judeus, me fiz fraco para ganhar o fraco.". Então quer dizer que Paulo mentia? Claro que não. O que Paulo está fazendo aqui é gerar empatia, gerando algum tipo de simpatia para com os outros e assim se fazendo igual para ajudá-los a entender a mensagem e assim ensiná-los a como viver suas vidas simples para Cristo. Pois bem, se você não notou, Paulo está vivendo totalmente para os outros e em função dos outros, para assim levar outras pessoas a alcançar o conhecimento de Cristo e assim escolher segui-lo.