Listen

Description

Título da ministração: Me afogando em sede de justiça

Texto base: 1 Coríntios 6:1 - 1 Coríntios 6:7

"Se algum de vocês tem queixa contra outro irmão, como ousa apresentar a causa para ser julgada pelos ímpios, em vez de levá-la aos santos?

[...]

O  fato de haver litígios entre vocês já significa uma completa derrota. Por que não preferem sofrer a injustiça? Por que não preferem sofrer o prejuízo?"

Se você é uma das pessoas que enxerga as injustiças que existem no mundo e se enfurece por ver sempre alguém que está errado por cima da carne seca, ouça essa mensagem até o final!

Vamos lá, podemos concordar que não parece justo nem divertido ver pessoas que tiram vantagem e vivem uma vida despreocupada quando se trata de cumprir sua palavra em algum trato ou até mesmo quando se trata de ser honesto e íntegro. Mas isso no mundo é aceitável, porém quando está dentro da igreja fica ainda mais difícil de aceitar, certo? Pois bem, fique tranquilo porque você provavelmente não é o único a sentir essa sede de justiça para com as pessoas que tiram vantagem de outras que praticam a justiça e honestidade.

Porém o que Paulo instrui os membros da igreja de Corinto, parece ir um pouco em direção oposta àquilo que dissemos até agora.

Antes mesmo de Paulo instruir ele já começa dando uma bronca, dizendo algo como: "Sério, já é ruim vocês terem algo uns contra os outros, pior ainda é levar essas coisas para que os infiéis julguem". Se trouxermos isso para os tempos atuais, podemos comparar com alguém que vendeu algo para um irmão e esse irmão em Cristo não cumpriu com sua palavra e a primeira coisa que passou na cabeça do irmão que vendeu foi colocar o outro na justiça.

Eu sei, eu sei que isso é difícil de aceitar e praticar, mas é a realidade. Paulo está nos confrontando a antes mesmo de procurar uma solução primeiramente entre os Santos de Deus, ou seja, dentro da igreja com seu pastor ou seu líder. Você deve preferir sofrer o dano, você deve primeiro através da sua misericórdia exortar e ensinar seu irmão em amor e assim contar com o Espírito Santo para que Ele exerça justiça.

É realmente muito difícil de entender e viver isso, porque o evangelho às vezes faz isso com a gente. Ele nos coloca na parede e mostra o caminho certo ou se é que posso dizer o caminho de misericórdia. E então cabe a nós escolher se vamos seguir pelo caminho estreito ou se vamos continuar vivendo da forma que achamos melhor.

Agora para finalizarmos:

Quero deixar bem claro que não estou fazendo apologia a uma vida onde você sempre deixa para lá as coisas como alguém que não toda atitudes corretas e sempre se coloca no lugar de vítima. Reconheço que existem momentos onde devemos tomar atitudes mais duras para lidar com situações que necessitam desse tipo de postura. Mas a grande questão é: "Quanto o evangelho custa para você? Um perfume que seu irmão não te pagou? Um serviço que não foi concluído?". Não digo que você deve ser sempre o prejudicado, mas se for possível, preserve o nome de Cristo o qual ambas pessoas carregam, mesmo que às vezes elas não se comportem como deveriam. Pense bem antes de exigir a justiça, em alguns casos a misericórdia é muito mais eficaz e ainda eleva o nome de Cristo.

Sugestão de músicas: Tu És Tudo - Alessandro Vilas Boas