Título da ministração: Não foi de graça, mas é de graça!
Texto base: Efésios 2:8
"Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus"
Quem nunca escutou alguém dizendo algo como: "Pra que ir pra igreja? Para ser mais um pecador lá dentro?" ou talvez você tenha escutado essa: "Só vou pra igreja quando eu conseguir mudar!", pois é, essas são frases que perpetuaram gerações e enganaram muitas pessoas afastando-as de Cristo. Esse é o tipo de frase que o inimigo faz parecer um provérbio, mas na verdade é uma mentira.
Podemos contemplar no Livro de Lucas no capítulo 5 e versículos 31 e 32 Jesus dizendo: "...Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os enfermos. Eu não vim para convocar os justos, mas sim, para chamar os pecadores ao arrependimento!", caso não tenha ficado claro, eu vou explicar. Jesus nestes versículos está dizendo que veio para pessoas que realmente precisam dEle. Pessoas que se encontram doentes, e quando Jesus fala doente Ele está querendo dizer pessoas que estão cheias de pecados e corrompidas. Pois bem, alegre-se ... porque Jesus veio para mim e para você!
Mas talvez agora você se pergunte: "Mas como faço para merecer a salvação?". E a grande resposta é: NADA! É isso mesmo que você escutou! NADA. Porque a graça de Deus é de graça, e não há nada que você possa fazer para ter algum mérito sobre a sua salvação. No versículo 9 do capítulo 2 Paulo menciona: "não por obras, para que ninguém se glorie.". Porque se pudéssemos fazer algo para merecer a salvação então nós nos vangloriaríamos sobre estas coisas.
Mas não confunda as coisas! Não é porque a salvação é de graça que devemos viver uma vida de pecados. Mas também não é uma vida de santidade que nos garante a salvação e sim o sacrifício de Cristo na cruz.
No versículo 5 deste mesmo capítulo Paulo diz: "deu-nos vida juntamente com Cristo, QUANDO AINDA estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.". O que o profeta de Deus está tentando dizer aqui é que Deus nos deu vida através do sacrifício de Cristo na cruz enquanto você ainda levava uma vida de pecados!
Uau, então quer dizer que ganhei vida através da morte de Cristo? Pois é. Essa é a história de amor mais linda que eu conheço.
Agora responda a seguinte pergunta: Você conseguiria perdoar seu filho por pegar seu carro escondido estando ele ainda no ato? Ou seja, você teria que perdoá-lo enquanto ele ainda tira o carro da garagem. Difícil né? Porque você ainda estaria com o sentimento de raiva por ele não ter pedido para pegar o carro emprestado. Já Cristo sofreu tudo isso na cruz vendo o seu povo crucificá-lo e durante esses momentos Ele ainda orava pedindo para que Deus os perdoasse. (Lucas 23:34)
Agora, para finalizarmos:
Então entenda, você não precisa ser santo para vir à igreja, pois é Cristo quem torna seu povo santo, através de relacionamento diário com Ele para que sua Palavra nos transforme e o Espírito Santo de Deus gere uma mudança em nosso caráter. Mas lembre-se bem, mesmo depois de ser transformado por Deus a graça continua sendo de graça e não há nada que você possa fazer ou tenha feito para merecer.
Sugestão de músicas: O Retorno - CantoVerbo