Título da ministração: Oração, a arma mais poderosa do Cristão!
Texto base: 1 Tessalonicenses 5:17
"Orai sem cessar."
A bíblia é um conjunto de vários livros que nós entendemos como palavra do Senhor para nossas vidas. Disso não dá para discordar! Outra coisa que não dá para discordar é que a vida de oração do Cristão é como se fosse um termômetro que tende a ficar mais "quente" ao nos aproximarmos de Cristo e mais "fria" ao nos afastarmos dEle.
Ao longo da leitura bíblica temos vários versículos que nos dão direcionamento de como devemos ter uma vida de oração contínua e saudável. Vamos ver alguns desses versículos na leitura adiante.
O versículo deste estudo fala sobre estar em constante oração, enquanto você estuda, enquanto você lava louça, enquanto você trabalha e em vários outros momentos, ou quem sabe em todos. A questão é que estar em constante oração é orar sem cessar e orar sem cessar é lembrar que a oração é uma conversa com Deus, então quando lemos: "Orai sem cessar" é uma direção para: "Fale com Deus toda hora!".
Imagine que Deus está aqui agora, porque ele está! E imagine que durante todos os momentos do dia estamos falando com Ele sobre as dificuldades que estamos passando ou até mesmo sobre as felicidades que estamos vivendo. É sobre isso que Paulo fala, sobre estar em constante contato com Deus nosso Pai, que deseja saber das boas novas da sua vida mesmo que ele já saiba! KK
Em Mateus 6:6 é um direcionamento para termos um momento separado com Deus, um particular, onde nós podemos ser um pouco mais livres em nossas expressões corporais e também com nossos sentimentos. O momento do secreto é onde falamos coisas que talvez somente Deus deva saber, aquele momento em que separamo-nos do resto de nossos compromissos diários para estar com quem mais importa e partilhar com Ele tudo que está dentro de nós.
Já em Coríntios 14:15 Paulo estava falando sobre orarmos conscientemente a Deus mas também orar a Deus em espírito. Nos versículos tanto anteriores quanto posteriores Paulo está lidando com uma questão importante. Paulo está orientando a igreja sobre como devemos manifestar o dom de línguas sem que isso gere uma desordem na igreja a ponto de ser um mau testemunho para os neófitos ou até mesmo para os não convertidos. Mas ele não condena a oração em línguas dentro dos cultos desde que tenha quem as interprete.
Na epístola de Tiago no capítulo 5 e versículo 16 temos uma orientação de Tiago para que oremos uns pelos outros para que sejamos curados. Mas curados de que? Seguindo o contexto da epístola, a oração serve para nos ajudar a ser curados fisicamente, porém, podemos observar no livro de Salmos 34:15-17 que nos mostra que a oração também serve para gerar cura na alma.
E por último no Livro de Romanos 8:26 vemos que Paulo está ensinando que nos nossos momentos de fraqueza onde não conseguimos orar nem expressar nenhuma palavra sequer, o Espírito Santo de Deus nos ajuda com seus gemidos inexprimíveis levando aos céus nosso clamor interior, pois Ele é quem sonda o nosso coração e vê suas intenções.
Agora, para finalizarmos:
É claro que eu não poderia terminar sem falar que em Mateus 6:9 temos o Mestre, o Messias, o Cristo nos ensinando a orar. Pense comigo, se o nosso Senhor estava nos ensinando a orar, com certeza é porque a oração tem seus benefícios! Mas mais que benefícios a oração é nosso meio de comunicação com o Pai, a oração é nosso telefone sem fio, que às vezes mesmo sem termos crédito para a ligação, temos um ajudador que intercede por nós. Gaste tempo orando, ou melhor, gaste tempo enquanto ora. Viva orando, viva em oração, entenda que para termos contato com Deus precisamos falar com Ele e a oração é o meio.
Sugestão de música: Pai Nosso - Pedras Vivas
Recomendação de Leitura: Oração | Josué Gonçalves