Título da ministração: Quem te viu e quem te vê!
Texto base: 1 Timóteo 1:13-16
"a mim que anteriormente fui blasfemo, perseguidor e insolente; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância e na minha incredulidade; contudo, a graça de nosso Senhor transbordou sobre mim, juntamente com a fé e o amor que estão em Cristo Jesus. Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior. Mas, por isso mesmo alcancei misericórdia, para que em mim, o pior dos pecadores, Cristo Jesus demonstrasse toda a grandeza da sua paciência, usando-me como um exemplo para aqueles que nele haveriam de crer para a vida eterna."
Se por acaso você já ouviu essa frase de alguém que te conheceu no passado e hoje te vendo atualmente pronuncia esse dito popular como uma sensação de "uau, como você está diferente!", não sendo isso somente mera mudança externa. Glória a Deus pela sua vida, porque você deixou o Espírito Santo trabalhar internamente causando assim uma mudança externa. E eu nem estou falando de vestimenta ou linguajar, mas sim de atitudes, atitudes essas que são influenciadas por uma vida guiada pela palavra de Deus.
Essa passagem de 1 Timóteo está nos ensinando que alguém que tenha vivido uma vida cheia de pecados, no futuro, após ter conhecido Cristo e de ter sido transformada, ela será como um emblema que você carrega no peito e que diz assim no seu bordão: "Olha o que Ele fez comigo! Vocês lembram quem eu era? Com certeza Ele pode fazer com você!"
Se nós fossemos brincar de ser específicos como Paulo foi ao escrever isso, o que teria no seu bordão? Pense um pouco nisso! Vou ser o primeiro a dar o exemplo e exercitar a imaginação. Se no meu emblema tivesse de onde ele me tirou teria algo como: "Eu era ladrão, com mente pertencente ao inimigo e a seus fantoches online, era alguém arrogante, prepotente e de difícil convivência. Mas olha o que Ele fez comigo! Ele pode fazer com você também que se sente assim como eu era".
Algumas vezes nós trocamos a ideia central de o porque somos fiéis a Deus e obedecemos suas vontades para nossa vida e acabamos acreditando que somos obedientes para viver no céu pela eternidade com o Senhor, quando na verdade somos salvos pela misericórdia e agora por sinal de gratidão decidimos obedecer ao Pai, porque Ele merece e não porque é uma condição de regra para ir ao céu. Não entenda isso como legalismo, a ideia aqui é demonstrar que é necessário obedecer a Deus sim, mas pelo amor que você tem a Ele e também pela gratidão do sacrifício do Filho dEle na cruz em nosso lugar e não pelo fato de você querer uma moradia no reino de Deus.
Agora para finalizarmos:
Quero que pense em alguém que carrega um emblema cheio de pecados e que talvez não consiga se ver livre deles. E se possível quando surgir a oportunidade mostre para essa pessoa que a multidão de pecados que ela carrega um dia vai servir para mostrar a outros que se encontram tão sujos quanto ela que Deus é misericordioso e tem poder para mudar qualquer tipo de pessoa, inclusive eu e você!
Sugestão de músicas: Olha o Que Ele Fez Comigo - Thalles Roberto