Listen

Description

Neste episódio do Mais Rúmen Podcast, convidamos o Dr. Henrique Ribeiro Filho, professor do CAV/UDESC e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, detentor de uma grande experiência em nutrição de ruminantes para explorar em profundidade aspectos nutricionais e da eficiência do uso de proteínas na pecuária. O Dr. Henrique discute a importância da sincronização entre proteína e energia, a degradação de proteínas no rúmen, e a aplicação de taninos como uma solução sustentável ao meio ambiente. Um episódio essencial para responder uma das nossas principais perguntas: é possível otimizar a nutrição animal e, ao mesmo tempo, minimizar impactos ambientais?

"Os ruminantes têm uma particularidade: os microrganismos ruminais são capazes de sintetizar todos os aminoácidos essenciais."

O Dr. Henrique Mendonça Nunes Ribeiro Filho possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Zootecnia pela mesma Universidade. Realizou seus experimentos de tese, na modalidade de doutorado sanduíche, no Institut National de Recherche Agronomique (INRA/Rennes), França. É Professor Titular da Universidade do Estado de Santa Catarina com experiência em estudos de nutrição com animais à pasto e suas consequências no impacto ambiental de sistemas produtivos.

Baixe nosso E-book GRÁTIS sobre “Metano e mudanças climáticas”: wisenetix.com.br/ebookmetano

⚡ Faça parte da comunidade Mais Rúmen clicando no link: ⁠⁠⁠maisrumenpodcast.com.br⁠

Episódio: EXIGÊNCIAS PROTEICAS PARA RUMINANTES | Dr. Henrique Ribeiro Filho

Mais Rúmen Podcast

Host: Bruno Barreta

Convidado: Dr. Henrique Ribeiro Filho

(00:00) Highlight

(01:09) Introdução

(05:21) Exigências proteicas para ruminantes

(11:34) Desafios na degradação de proteínas no rúmen

(15:09) Eficiência do uso de proteína

(25:59) Melhorando a sincronia entre proteína e energia no rúmen

(30:47) Taninos como estratégia nutricional

(40:49) Experimentos com taninos e emissões de metano

(45:39) Considerações finais e recomendações de leitura


*Este episódio chega até você através do apoio da empresa:

- Biofarm⁠