O sexto episódio do podcast "Ossobuco", em sua segunda temporada, explora a importância do reconhecimento e salvaguarda do patrimônio imaterial. A apresentadora destaca a história de Divino Faleiros, um artesão do DF que cria totens entalhados em buriti, ressaltando a falta de apoio para a continuidade de seu trabalho e a possibilidade de que ele seja o último a dominar essa técnica.
O podcast introduz o conceito de "Tesouro Vivo", uma política japonesa que valoriza e remunera mestres artesãos, e discute a tramitação de projetos de lei no Brasil para implementar programas semelhantes em nível nacional e local.
Para conhecer o impacto dessas políticas, o episódio convida Júlia Morim, uma antropóloga de Pernambuco, que compartilha sua experiência no processo de registro de parteiras como patrimônio vivo, explicando como tal reconhecimento valoriza indivíduos e seus saberes tradicionais.
ATUALIZAÇÃO: No dia 10 de setembro de 2025 o MinC lançou um edital Bolsa Cultura Viva para Mestras e Mestres das Culturas Tradicionais e Populares. O link está na página do episódio no nosso site.