“Toda mulher é socializada para ser capataz do patriarcado
E a mãe é a figura primeira que vai iniciar o nosso treinamento social para a subalternidade ou dominância. Porque ela também foi treinada. Ela também aprendeu a servir o patriarca e ela também aprendeu que seu valor enquanto mulher só é dado se ela cumprir bem seu papel de esposa e mãe. E como mãe ela é o todo o tempo vigiada e instruída a doutrinar seus filhos para cumprirem a risca os papeis na hierarquia social que são destinados de acordo com o sexo que nascerem.
A mãe sabe que será punida se permitir que seus filhos repudiem o protocolo. A mãe sabe que será julgada e que a culpa será dela. Essa mulher aprendeu isso e ensinará isso. A misoginia que ela internaliza nos seus é a mesma que aprendeu das suas ancestrais. E romper com essa lógica passa pelo entendimento do terrível lugar que a maternidade reserva para toda mulher."
O Nota Mental é o programa do Militância Materna Pod onde a Cila traz suas reflexões sobre tudo e sobre o nada também. Com produção de Cila Santos e edição da Lia Drumond.
Quer colaborar com o projeto? Pode mandar um pix de qualquer valor para militanciamaterna@gmail.com ou acessar catarse.me/apoie_militanciamaterna.
Quer mais conteúdo? Vem em www.militanciamaterna.com.br. Vamos!