O encontro de comunicação e literacia científica ‘Mais Ciência, Melhor Cidadania’, organizado pelo ‘Lions Clube Guimarães’, teve lugar no dia 2 de maio, no Auditório do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.
Este evento dirigiu-se ao público em geral, amantes da ciência e curiosos.
Teve como oradores cientistas e comunicadores de ciência com provas dadas na promoção da ciência junto da sociedade.
· Luís Gonçalves, médico especialista em oftalmologia, coordenador de várias missões humanitárias à Guiné-Bissau, autor e co-autor de diversos livros e publicações em oftalmologia.
· Paulo Jorge Pereira, engenheiro Zootécnico, actualmente responsável pela dinamização do “Cávado com sabor”, projecto liderado pela ATAHCA e que visa a sensibilização, promoção e divulgação de produtos locais e sustentáveis.
· Andreia Barbosa, psicóloga clínica, investigadora na área do sono, tem dedicado o seu percurso profissional à área clínica, fazendo-a acompanhar de programas voltados para o desenvolvimento de competências e para a alteração de comportamentos, em diferentes populações e contextos.
· Miguel Ricou, especialista em bioética, professor auxiliar com agregação na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e na Universidade Portucalense Infante D. Henrique. É membro integrado do CINTESIS@RISE -Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde.
· Carlos Ribeiro, biólogo, director executivo do Laboratório da Paisagem, um centro de Investigação Ambiental e Educação (Câmara Municipal de Guimarães, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Universidade do Minho) e investigador na área da governança e sustentabilidade e docente no ISAVE - Instituto Superior de Saúde.
O evento foi conduzido pela Professora Coordenadora na área das Ciências Biológicas no ISAVE, membro do Laboratório de Investigação UCIBIO e do CICS, Daniela Gonçalves.
Esta iniciativa teve como parceiros o Município de Guimarães, a Universidade do Minho, o projecto de educação, ciência e natureza ‘Estórias com Ciência’ e ainda as empresas Sinergeo, spin-off da Universidade do Minho, a Nutrémia, a Alquimia.