Manuela D'Ávila é uma figura política brasileira conhecida por sua trajetória no movimento estudantil e sua longa carreira no Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Nascida em Porto Alegre, ela começou sua carreira política como vereadora em 2004, aos 23 anos, sendo a mais jovem da história de Porto Alegre. Desde então, ela foi eleita deputada federal em 2006 e 2010, e deputada estadual em 2014. Em 2018, foi candidata a vice-presidente na chapa encabeçada por Fernando Haddad, do PT.
Recentemente, Manuela D'Ávila anunciou sua saída do PCdoB após mais de 20 anos de filiação, citando a falta de opções viáveis dentro do campo da esquerda brasileira. Ela afirmou que, após quase 25 anos no mesmo partido, decidiu se afastar por falta de condições de seguir um caminho claro. Esta decisão reflete a crescente insatisfação com a desunião e a dificuldade de avançar na esquerda após a ascensão do bolsonarismo.
Além de sua carreira política, Manuela é jornalista e escritora, formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Ela tem se destacado por suas críticas às políticas de regulação da internet e à relação dessas políticas com as ideias de liberdade norte-americanas. Manuela continua a ser uma voz ativa na discussão sobre democracia e liberdade de expressão no Brasil.
~~~