Série: Igreja em Crise
episódio(pregação): Divorcio
Esboço
MATEUS 5.31-32
CASAMENTO E DIVORCIO
31-05-2023
Pr Matheus N Dan
As Bases do Casamento
O Deus trino optou por revelar sua glória em um relacionamento saudável entre homem e mulher que se complementam, é exatamente a expressão maravilhosa de um Deus Triúno que cooperam eternamente em amor e adoração um ao outro.
NINGUÉM ACORDA DE MANHÃ E TEM A AGRADAVEL SURPRESA DE DESCOBRIR QUE SEM ESFORÇO APARECEU EM SEU CAMPO UMA SAFRA DE MILHO PRONTA PARA SER COLHIDA.
a falta de entendimento sobre o assunto casamento e divorcio pode gerar grandes problemas na sua vida espiritual além de problemas na sua vida conjugal
Existe uma influência católica muito forte em nossa maneira de pensar casamento e família, mas é importante frisar que embora o casamento seja honroso e santo, não é um sacramento.
QUAL O PROPÓSITO DE JESUS COM A LEI (Mt 5.17-18)
ELE NÃO ESTAVA COMPARANDO A LEI DE MOISES COM A SUA PRÓPRIA DOUTRINA
JESUS DECLAROU QUE NÃO VIERA CORRIGIR A LEI
ELE VEIO CORRIGIR A INTERPRETAÇÃO PERVERTIDA DA LEI
A LEI DE MOISES E O DIVÓRCIO DT 24.1-4
QUAL O OBJETIVO DA LEI MOISACA QUANTO AO DIVÓRCIO?
Controla-la, pois a situação era caótica
TRÊS GRANDES PRINCÍPIOS NA LEI:
DIVÓRCIO LIMITADO A DETERMINADAS CAUSAS
Seria permitido apenas quando houvesse algum defeito natural, moral ou físico que havia sido escondido do cônjuge.
Devia-se provar e expor o motivo diante de pelo menos 3 testemunhas.
A INTERPRETAÇÃO DO FARISEUS DO DIVÓRCIO
DIZIAM: Que a Lei de Moises recomendava o divórcio, no entanto a lei diz: Se você quiser se divorciar, só poderá fazê-lo dentro de tais condições.
INTERPRETAVAM DT 24.1-4 “IMPUREZAS”
A INTERPRETAÇÃO DO FARISEUS DO DIVÓRCIO
PRINCIPIOS BASICOS PARA DIVÓRCIO
É necessário entender a santidade do matrimonio GN 2.24 (JESUS RETROCEDE NO TEMPO, ATÉ A PRIMEIRA LEI DADA POR DEUS NA CRIAÇÃO)
O propósito de Deus não é eliminar ou mudar a lei, mas, por causa da dureza de coração colocou em ordem uma questão caótica.
APLICAÇÕES PRÁTICAS
POR QUAL MOTIVO PODE-SE DIVORCIAR?
Jesus dá apenas um motivo “RELAÇÕES SEXUAIS ILÍCITAS”
Significa infidelidade da parte de um dos cônjuges.
Mas aqui o foco de Jesus está mais ligado a interpretação da lei do que dar uma aula sobre motivos de divórcio.
O PRÓPRIO APOSTOLO PAULO FALA EM 1 CO 7.10-16 SOBRE OUTRO MOTIVO
Abandono de lar (EX. SAIR DE CASA, VIOLENCIA DOMÉSTICA, DE LAR E ETC). CADA CASO DEVE SER ANALISADO DENTRO DE TODO CONTEXTO BIBLICO E COM TEMOR E TREMOR, EM CASO EXTREMO O DIVÓRCIO PODE SER A MANEIRA MENOS PREJUDICIAL, PORÉM, O NOVO CASAMENTO DEVE SER OLHADO COM CAUTELA.
E QUANTO AQUELES QUE TEM MINISTÉRIO
O que significa a frase “esposo de uma só mulher” em 1 Timóteo 3:2? Pode um homem divorciado servir como pastor, presbítero ou diácono?
Há três interpretações possíveis para “esposo de uma só mulher” em 1 Timóteo 3:2.
(1) Talvez essa passagem esteja dizendo apenas que um polígamo não é qualificado para ser um pastor/ presbítero/ diácono. Essa é a interpretação mais literal da frase,
(2) A frase também pode ser traduzida como “homem de uma mulher só”. Isso indicaria que um bispo deve ser completamente leal à mulher com quem é casado. Essa interpretação se focaliza mais em pureza moral do que em estado civil.
(3) Essa frase também pode estar declarando que para ser um pastor/presbítero/diácono, um homem só pode ter sido casado uma vez, com exceção do caso de um viúvo que se casou de novo.
A Posição mais literal do texto parece ser mais razoável em sua interpretação, creio que a segunda poção seja a mais adequada biblicamente até porque existem motivos claros que Deus permite o divórcio (Adultério e abandono do lar) É fato que sempre será um grave pecado se divorciar, no entanto não se trata de um pecado imperdoável, se você se divorciou há perdão na cruz de Cristo para você. Se você está pensando em se divorciar, procure ajuda pastoral, há sempre um caminho de reconciliação para você.