Nos últimos anos, os sindicatos rurais do Paraná vêm buscando novas formas de sobreviver do ponto de vista financeiro. Com o fim da contribuição sindical obrigatória, em 2017, essas entidades precisaram encontrar outras fontes de arrecadação.
Para dar suporte aos sindicatos rurais, o sistema FAEP/SENAR-PR criou o Programa de Sustentabilidade Sindical (PSS) e mais recentemente o Líder S, proposta que tem como objetivo desenvolver a capacidade de liderança e aumentar o engajamento dos diretores e colaboradores dos sindicatos rurais. A aula piloto do Líder S, ministrada pelo Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE), aconteceu na primeira semana de março de 2024.
Para falar desta iniciativa e de como os sindicatos estão redescobrindo caminhos, este episódio ouviu o presidente do Sindicato Rural de Ipiranga (Campos Gerais), Wyllian Kruger, o gerente do departamento sindical da FAEP, João Lázaro e o professor do Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE), Carlos Magno Bittencourt, que ministrou a aula-piloto do Líder S.