Listen

Description

O Presidencialismo brasileiro passa por momentos de grandes dificuldades, levado até o extremo, por um Presidente que renega a política e, por consequência, a própria democracia, que governa sem partido e sem coligação, com ataques constantes ao Congresso e ao Supremo, mas esse não é exatamente um problema de agora...

O Presidencialismo, invenção estadunidense, foi - no decorrer da maior parte de nossa história - o modelo de executivo adotado pelo Brasil, mas não sem conflito, junto de um sistema de pluripartidarismo e federalista nosso típico presidencialismo de coalização já vivenciou diversas crises políticas, sendo muitas vezes questionado em sua eficiência e ameaçado de substituição por outros modelos, tal como o parlamentarismo.

Além disso, nossa redemocratização não foi capaz de varrer todo o entulho burocrático, nosso Presidente detém de diversos "super poderes" institucionais, que dão ao nosso presidencialismo o apelido de "hiper presidencialismo", a convivência dessas duas ideias e de uma figura autoritária está testando todas as instituições democráticas nacionais.

Para debater a Valsa do Presidencialismo brasileiro e as ameaças a democracia temos Paulo Schier, Bruno Lorenzetto e Heloisa Camara no Café Democrático de hoje! Boa audição e um excelente café!



Tem críticas ou sugestões? Mande um e-mail: cafedemocraticopodcast@gmail.com

Episódio #16

Temporada #02

Introdução: Discursos de Mário Covas, Lula, Benedita da Silva e Ulysses Guimarães, música de fundo "Vai Ser Assim", Criolo. Encerramento: "Trem das Onze", Adoniran Barbosa.