Listen

Description

“Há momentos na vida em que cada um precisa escolher em que lado da história deseja estar. Hoje, afirmamos que estamos do lado dos que combatem o racismo e que querem escrever a história do Brasil com tintas de todas as cores” Luís Roberto Barroso.



No dia 25 de Agosto desse ano o Tribunal Superior Eleitoral, frente a consulta realizada pela deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), decidiu que a divisão do fundo eleitoral deveria ser proporcional ao número de candidaturas brancas e negras, começando em 2022. Alguns dias depois decisão monocrática do Ministro Ricardo Lewandowski antecipou a decisão e o debate continua até agora, causando instabilidade no ambiente político, mas garantindo um importante passo na construção da igualdade racial.

O debate jurídico traz a tona um relevantíssimo debate político, em um país de maioria negra ou parda, apenas 17,8% dos representantes do Congresso são negros, esse número é completamente contrastante das cifras de distribuição de renda, ou da racialização dos presídios brasileiros.

Para debater essa realidade e as intervenções jurídicas no seu combate contaremos com nosso time titular, um pouco desfalcado, Bruno Lorenzetto e Heloísa Câmara debatem a representatividade racial e a divisão do fundo eleitoral. Bom Café e uma excelente audição! 

Gostou do episódio? Quer entrar em contato conosco, fazer sugestões ou críticas?

Mande um e-mail: cafedemocraticopodcast@gmail.com

Episódio #23

Temporada #02

Introdução: Discursos de Mário Covas, Lula, Benedita da Silva e Ulysses Guimarães, música de fundo "Vai Ser Assim", Criolo.

Encerramento: "Trem das Onze", Adoniran Barbosa.