Durante os meses mais quentes é comum ouvir na região Sudeste a vocalização das cigarras. Muita gente se incomoda com o barulho alto emitido pelo inseto, mas há quem faça a festa com a presença delas por aqui, um exemplo disso são as aves.
E entre as diferentes espécies que se esbaldam nesse período, uma que se destaca é um gavião migratório, o sovi (Ictinia plumbea). Com pouco mais de 30 centímetros esse predador chama atenção também pela beleza. Possui as penas acinzentadas em tonalidades variadas, os pés alaranjados e os olhos vermelhos. Em voo é possível perceber penas em tons de ferrugem na ponta das asas. Já o jovem do sovi se difere por completo dos adultos, é mais claro e apresenta penas rajadas.
A espécie que geralmente é observada aos pares ou sozinha pode ser encontrada também em grupos maiores, seja para caçar ou também para realizar a migração.
Insetos fazem parte dos alimentos favoritos desse gavião, que também é conhecido popularmente como gavião-sauveiro e gavião-pombinha.
Neste episódio de 'Sons da Terra', os repórteres do programa e o biólogo Luciano Lima conversam sobre o sovi, um gavião considerado comum, porém que passa sem ser notado por muita gente.
Foto: Norton Santos
See omnystudio.com/listener for privacy information.