O Brasil perdeu 15,7% de superfície de água nos últimos 30 anos, o equivalente a 3,1 milhões de hectares de superfície hídrica. Foi o que revelou um levantamento inédito do MapBiomas, uma iniciativa que reúne cientistas e ambientalistas para mapear o país. O baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas e dos rios após um longo período de estiagem especialmente na região Sudeste também é preocupante.
Mas como ficam as aves que dependem de áreas alagadas para viver? No Brasil existem 24 espécies de garças e 26 de patos segundo o biólogo Luciano Lima, além de uma infinidade de marrecos, maçaricos, biguás e socós. Nesse episódio de Sons da Terra, Luciano afirma que a extinção de brejos e várzeas, como foi constatado, é preocupante, mas que por outro lado esses animais tem uma grande capacidade de migração e na maioria das vezes conseguem fugir da seca.
O episódio também descreve as diversas espécies aquáticas brasileiras, seus sons e as adaptações que as espécies sofreram para viver hora na água, hora fora dela.
Foto: Pedro Fernandes
See omnystudio.com/listener for privacy information.