Listen

Description

Com pouco mais de 70 centímetros de comprimento e a plumagem predominantemente escura, o biguá (Nannopterum brasilianum), é uma das aves aquáticas mais comuns no país. A espécie tem ampla distribuição pelo território e pode ser vista em grupos principalmente no período reprodutivo.

Apesar da abundância e presença dos biguás no Brasil, pouco ainda se sabe sobre os movimentos migratórios que essa ave realiza. O fato é que às vezes grupos realizam um espetáculo no ar formando uma "corda viva" no céu.

A espécie que depende da água, se alimenta de peixes, crustáceos e serpentes aquáticas. Em parques com lagos não é difícil encontrar o biguá caçando. Não à toa ele é considerado um ótimo pescador e mergulhador. Para mergulhar a ave costuma encharcar bem as penas, e após o sucesso da captura do alimento a ave costuma se empoleirar e abrir as asas para se secar ao sol.

Nesse episódio de Sons da Terra, os repórteres do Terra da Gente e o biólogos Luciano Lima trazem curiosidades essa ave que emite um som diferente. 

(Foto: Allan Clé Porto)

See omnystudio.com/listener for privacy information.