Considerado o maior roedor do mundo, a capivara é uma espécie abundante no Brasil e está presente inclusive em áreas urbanas. O que justifica a presença dela em ambientes completamente inesperados é o fato de que ela tem facilidade para se adaptar a diversos locais. Basta ter água e capim para que o animal consiga viver bem e tranquilamente.
O nome popular tem relação justamente com o hábito alimentar da espécie, em tupi guarani, capivara significa 'comedor de capim'. De comportamento semiaquático, o animal foi descrito em 1766 como uma espécie de porco, e confundiu muitos cientistas na época devido a aparência e porte.
Entre 20 e 6 milhões de anos atrás existia no oeste da Amazônia uma capivara que era enorme, apresentava o tamanho semelhante a de um hipopótamo.
Nesse episódio de 'Sons da Terra' os repórteres do programa Terra da Gente e o biólogo Luciano Lima apresentam características e informações sobre esse roedor simpático que emite vocalizações curiosas, que variam desde um tipo de assobio até um som semelhante a um latido de um cachorro.
Foto: Ernane Junior
See omnystudio.com/listener for privacy information.