Listen

Description


Você já parou para ouvir o som de um beija-flor? Muitas pessoas não reparam que essa ave ágil pode ser também sonora. Um bom exemplo de colibri que tem um repertório de respeito é o besourinho-de-bico-vermelho (Chlorostilbon lucidus), um beija-flor que pode ser encontrado facilmente em áreas urbanas, jardins e parques.

Esse beija-flor emite diferentes tipos de vocalizações, seja em voo, ou ainda pousado. Ele pode ser facilmente detectado a partir do momento em que emite algum desses sons. Do nome científico ao popular, o besourinho, como também é conhecido traz características marcantes, como por exemplo a coloração do bico e também das penas.

A espécie que não ultrapassa os 10,5 cm possui dimorfismo sexual, ou seja, macho e fêmea se disferem na aparência. O macho é mais chamativo, apresentando um colorido esverdeado brilhante por todo o corpo, e na região inferior do pescoço o azulado em diferentes tons metálicos chama atenção. Já a fêmea nessa mesma parte ventral é totalmente esbranquiçada. O bico vermelho possui um detalhe preto na ponta. Quer aprender mais sobre esse pequeno e encantador colibri?

Nesse episódio do Sons da Terra os repórteres Paulo Augusto e Ananda Porto e o biólogo Luciano Lima apresentam algumas curiosidades dessa espécie que vive pertinho da gente.

Foto: Leonardo Casadei