Em áreas densas de Mata Atlântica a voz do inhambuguaçu é uma das que mais chama atenção pelo timbre e potência. O canto marcante e característico pode ser escutado de longe e às vezes até confundir o ouvinte sobre qual direção está sendo emitido.
Mas apesar da ave ser facilmente identificada pela voz, o inhambuguaçu (Crypturellus obsoletus), é uma daquelas espécies difíceis de serem observadas na floresta. A ave terrestre, além de apresentar a plumagem discreta, é extremamente arisca.
Da mesma família das codornas, perdiz e do macuco, o inhambuguaçu também teve um passado sombrio, sendo considerada uma das aves mais caçadas há alguns anos. Apesar disso, o estado de conservação da espécie não é preocupante, pois diferente de outros parentes, ele consegue se adaptar a alguns ambientes e tolerar áreas de florestas secundárias.
Neste episódio de 'Sons da Terra', os repórteres do Terra da Gente e o biólogo Luciano Lima trazem informações e curiosidades sobre o inhambuguaçu, considerado um parente vivo que se assemelha muito dos dinossauros.
Foto: Elvis Japão
See omnystudio.com/listener for privacy information.