Listen

Description

Que a primavera é anunciada pela cantoria das aves muita gente já sabe. Na região Sudeste vocalizações como do sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris), ave símbolo do Brasil marcam essa estação de renovação da vida. Mas ele não é o único sabiá que solta a voz nesse período, outra espécie que demarca o território é o sabiá-poca (Turdus amaurochalinus).

Com média de 21 centímetros a espécie que apresenta as penas em tons escuro de castanho e acinzentado pode ser confundida ainda com outro sabiá que é comum em áreas urbanas, o sabiá-barranco (Turdus leucomelas), mas é possível sim diferenciar uma ave da outra, e a equipe do Terra da Gente traz algumas dicas.

O sabiá-poca possui em alguns períodos um bico amarelado inconfundível, e essa cor está associada ao período reprodutivo. No canto ele também apresentar um detalhe específico, um chamado que assemelha um "estourar", o que faz jus ao nome "poca", que em tupi significa aquilo que arrebenta e estoura.

Neste episódio do 'Sons da Terra' os repórteres do programa e o biólogo Luciano Lima conversam sobre essa espécie que está tão presente no cotidiano de muitas pessoas.

Foto: Ney Matsumura

See omnystudio.com/listener for privacy information.