Começou o período das chuvas e quem mora perto de um curso d´água ou mesmo lugar onde tem uma poça já deve ter escutado a sinfonia dos sapos, rãs e pererecas. Às vezes elas vão para o quintal ou até entram dentro de casa. Muita gente tem medo e repulsa mas o fato é que esses animais são na maioria das vezes inofensivos e muito importantes para natureza.
O Sons da Terra ouviu o herpetólogo Renato Gaiga que explicou como manipular esses bichos caso eles estejam em lugar inadequado. Segundo Gaiga, o Brasil é o país mais rico do mundo em diversidade de anuros (anfíbios sem rabos) com 1,2 mil espécies.
Já o médico veterinário Mateus Maniero explicou que esses animais possuem na pele glândulas com substâncias que podem intoxicar os pets. Se o animal de estimação mordeu ou comeu um sapo, rã ou perereca a recomendação é levar imediatamente ao veterinário.
Por outro lado, os anuros são importantíssimos como fonte de alimento para diversos animais, inclusive aves, e no controle de pragas. Eles comem moscas, escorpiões e baratas.
See omnystudio.com/listener for privacy information.