Na aviação moderna, os pilotos são treinados a, especialmente sob condições ruins de tempo ou durante combate, esquecer as janelas e seus sensos e confiar apenas naquilo que seus instrumentos de voo lhe trazem de informação. Aviões são complexos e grandes, portanto este grande número de instrumentos sempre trará informações mais precisas do que o instinto do piloto poderá prever.
É por isso que, por exemplo, as aeronaves passam por uma checagem extensa em solo antes de decolar para garantir que todos os instrumentos estejam calibrados, e falhas em tais sistemas tendem a ser fatais para o voo.
Nos investimentos, acontece algo parecido: enquanto muitos tentam "medir a temperatura" do mercado através de variáveis como tendências históricas e preço dos ativos, o verdadeiro controle e informações valiosas estão em outras variáveis que o mercado não mostra: P/L, margens operacionais, histórico de lucro e dívida, etc. E tal como nos voos, quem pilota seus investimentos sem confiar nestes instrumentos frequentemente acaba na miséria. Veja mais neste episódio.
Abraços e seguimos em frente!
Pinguim Investidor
-----
Siga o Pinguim Investidor nas redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/pinguiminvest
Twitter: https://twitter.com/pinguiminvest
Canal do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCnnB4CXK2xjpU7MUpWe7VLQ