Listen

Description

Muitos animais sofrem de ansiedade de separação. Isso geralmente ocorre por quê? As pessoas oferecem uma rotina que elas não podem cumprir aos seus cães. Por exemplo: muitos donos de cães que trabalham Home office, eles passam 48, 72 horas sem ir a rua, aí do nada eles decidem ir a rua, mas só que nessas 72 horas, o cachorro fica no pé deles o tempo todo que eles estão trabalhando, eles automaticamente querem que uma chave vire na cabeça do cachorro e que ele tire toda aquela dependência que o dono ficou nutrindo durante 3 dias e que simplesmente o cachorro entenda que o dono vai sair e vai ficar 7, 8 horas fora. Isso não vai acontecer!

Quando eu comecei a adestrar há 18 anos atrás, a maioria dos cães que eu atendia ficavam na área externa da casa, os cães não eram infelizes por causa disso, essa coisa do animal morar em apartamento, as pessoas mudaram completamente o relacionamento com os cães, os cães viraram filhos, as pessoas colocaram os cães para dormir no quarto. Um dos motivos da ansiedade de separação é esse hiper apego, essa hiper proximidade, as pessoas não se separam nunca dos seus cachorros, aí o cachorro chora, arranca as unhas, o cachorro se baba todo, tem cachorros que tem convulsão, tem cachorros que mijam em cima do sofá, tem cachorros que destroem os móveis, ou simplesmente tentar fazer algum tipo de represália, por isso que eu falo bastante sobre tomar cuidado com essa questão do excesso de proximidade, do excesso de colo.

Por exemplo, o cliente me chama e o que eu tenho que falar? Olha, a partir de hoje você vai ter que tirar o seu cachorro do quarto, todo mundo: Caraca, mas ele já está há 3 anos no meu quarto! É, 3 anos no seu quarto. Quanto tempo que ele está sofrendo?