A cada dia, 80 crianças e adolescentes sofrem algum tipo de violência sexual - física e/ou psíquica no brasil. Os dados são do Ministério dos Direitos humanos e da Cidadania (MDHC). Nos quatro primeiros meses de 2023, foram 9.613 vítimas. Pelo "disque 100", de janeiro a abril, o ministério registrou 17,5 mil casos de abuso, estupro, exploração sexual, assédio sexual e abuso sexual psíquico. Nos quatro primeiros meses de 2022, foram 6,4 mil denúncias e 10,4 mil violações sexuais contra a população infanto-juveil. Se comparadas com o mesmo período de 2023, os atentados tiveram um acréscimo de 68%. Diante dos altos índices de crimes sexuais praticados contra meninos e meninas, o Fora da Curva pergunta: “Como acabar com o abuso e a exploração de crianças e adolescentes no Brasil”?
Participantes
Delâine Melo: possui Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco. Estuda os temas Patriarcado, Violências contra Mulheres, Saúde da Mulher e Políticas Públicas para Mulheres. Atua em espaços de formação profissional/educacional relacionados aos temas de estudo. Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco.
Hyldiane Lima: psicóloga do Centro das Mulheres do Cabo, integrante da coordenação colegiada da Rede de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.