Listen

Description

Esta conversa extra agendaM é sobre pesquisa, pesquisa que rende cultura e compartilha conhecimento. A ideia é que fosse ao ar em setembro, durante o Seminário Democracia em Risco, que trouxe à cidade de São Paulo os ícones do feminismo negro, Angela Davis, Patricia Hill Collins e uniu suas vozes a de outras pesquisadoras e pesquisadores.

Então, agora, essa conversa virou um extra do podcast e espero que ressoe em vocês, pois esse é um tema que toca fundo em mim e acredito ser de relevância nacional.

Para conversar com a gente: Cyntia Calhado, doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e professora de Comunicação e Audiovisual na Universidade Paulista  e Rosana Oliveira, doutoranda em Filosofia pela USP, que falam sobre as suas experiências com bolsas de pesquisas na diferentes fases da formação universitária. Já Beatriz Calil, graduada e mestre em Artes Visuais na Unicamp, com Residência artística no Arteles Creative Center, na  Finlândia escreveu o livro "Pequeno guia de incríveis artistas mulheres que sempre foram consideradas menos importantes que seus maridos", publicado pela Editora Urutau e nos conta sobre os bastidores do livro e sua formação acadêmica e artística. No último bloco, Jackeline Romio dá o mapa da mina de Angela Davis e Patricia Hill Collins. Jackeline é  doutora e mestre em demografia pelo Instituto de Filosofia e Ciência Humanas da UNICAMP e desenvolve pesquisas interdisciplinares sobre a violência e a relação entre as opressões raciais, de gênero, sexo e de classe social; escritora de artigos científicos sobre os temas do feminicídio, epistemologia feminista, mortalidade feminina, saúde, e indicadores sociais da violência contra as mulheres.

Infos: @sigaagendam