Listen

Description

Tudo começou no Karatê

Em 1991, estava determinado a começar a treinar artes marciais e, apesar de minha mãe insistir em Kung Fu, iniciei o Karate Shorin-ryu com o Sensei José Maria Duarte Gonçalves na Academia Quatro Estilos, em Santana. Treinei por 4 anos, atingindo a faixa marrom, mas tive que encerrar meus treinos, por volta de 1995, por problemas de saúde do meu Sensei.

Início na Pak Shaolin

No ano de 2000, influenciado por dois amigos da faculdade que treinavam o estilo Louva-a-deus, fui em busca de uma academia de Kung Fu próxima de casa. Encontrei uma escola do estilo do Tigre, mas ao chegar ao local não me interessei pelo treino nem pelo espaço. Já desapontado, voltei a pé para casa e, por coincidência, vi uma faixa de aulas de Kung Fu do estilo Shaolin do Norte na Avenida Casa Verde.

Foi aí que, em outubro de 2000, iniciei meus treinos na Pak Shaolin, com o professor Robson Nobre, na academia Morioka. Pude aprender muito a respeito do Shaolin do Norte, Sanda e muitas formas de combate. Pouco tempo depois, meu irmão, Victor, se matriculou também e passamos a treinar juntos na outra filial onde o Sifu Robson dava aula, no Clube Associativo dos Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica (CASSASP).

A minha primeira experiência como professor foi em 2007, na Academia Soma - Santana - por intermédio do meu Sifu Robson Nobre.

Competições

Tive a oportunidade de disputar inúmeros torneios de kati e de combate. A maior e mais importante competição de luta de que participei, foi o 1º Torneio de Combate da Associação Pak, em agosto de 2009. Era um método de luta de Sanda, que no último round valia combate de solo (como no Jiu Jitsu). Perdi a primeira luta, mas através de uma repescagem consegui chegar às finais e fui campeão!

A Câmara Shaolin

Em 2010, tomei a decisão de trilhar meu próprio caminho no Kung Fu, estabelecendo uma academia que seguisse princípios que me são tão valiosos: respeito a quem ou o quê quer que seja, amizade e fraternidade e dedicação aos ensinamentos transmitidos. Compartilhei essa intenção com meu amigo de longa data, Fabio Rangel, que dias depois já me indicou àquela que seria minha primeira aluna. Com esse estímulo adicional, fui participar de uma sessão de acupuntura no Instituto Pai Lin, na Vila Mariana, onde conheci o salão deles no andar de cima. Ao entrar no espaço, tive a convicção de que seria ali onde tudo começaria. Foi assim que no dia 24 de agosto de 2010 a Câmara Shaolin nasceu.
Ah! Com relação àquela minha primeira aluna, indicada pelo Fabio: a Larissa não apenas treina Kung Fu comigo até hoje, como tenho a satisfação de dizer que também é minha esposa!

A Sinobrasileira

Pouco tempo depois, o Sifu Robson teve de se mudar para São José dos Campos, pois foi transferido pela Aeronáutica. Por isso, com a devida permissão da Pak Shaolin,
fui perguntar ao Sifu Thomaz Chan, da Academia Sinobrasileira, se ele poderia ser meu professor. Em vez disso, ele me indicou diretamente ao Grão-Mestre Chan Kowk Wai, seu pai e o grande responsável pela chegada do estilo Shaolin do Norte ao Brasil. Desde então é na Sinobrasileira que treino. 

Já, no mesmo ano, em agosto iniciei meus treinos no GTI (Grupo de Treinamento Intensivo) promovido pelo Sifu Thomaz Chan, que durou até o agosto do ano seguinte. O treino consistia em exercícios físicos e técnicos de Kung Fu com duração de 6 horas, todos os sábados.


A Dança do Leão

A Dança do Leão passou a fazer parte da minha vida marcial em agosto de 2013, quando vieram mestres da China para nos dar aula de Leão do Norte. Alguns dias depois, o Sifu Thomaz Chan decidiu formar uma turma de Dança do Leão do Sul. Assim, ao lado de minha esposa, passei a integrar a equipe de apresentação da Academia Sinobrasileira.

Formatura

Depois de 17 anos praticando Kung Fu, em 27 de março de 2017, recebi das mãos do próprio Grão-Mestre Chan Kowk Wai, o meu diploma de formado em Shaolin do Norte, uma arte marcial tão linda, que mudou completamente a minha vida.