Listen

Description

Na coluna desta quarta-feira, Atílio Bari comenta o espetáculo “Dois Papas”, em cartaz no Sesc Santo Amaro. O texto — que inspirou o filme homônimo de 2019, dirigido por Fernando Meirelles — promove um encontro entre o Papa Bento XVI e seu sucessor, Francisco, morto nesta segunda-feira (21).

O colunista chama atenção para o teor das discussões que se sucedem no palco, destacando as divergências de pensamento dos dois homens: “Bento XVI era um conservador, um teólogo firmemente comprometido com as tradições e as doutrinas morais da Igreja (...) [Francisco] foi abandonando o pensamento ortodoxo, conservador, e assimilando cada vez mais as pautas progressistas”.

Atílio encerra evocando uma imagem icônica de Francisco, ao caminhar sozinho em direção ao altar da Praça de São Pedro, em Roma, durante a pandemia de COVID-19: “Aquele homem, idoso, com seus passos lentos, carrega sobre os ombros o peso de catedrais góticas, de tradições seculares e estruturas resistentes às mudanças. Além de dogmas, escrituras, tradições, expectativas”, e se pergunta: “Não é muita coisa para um homem só?”.

Atílio Bari é idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona, da TV Cultura, e também participa do "Estação Cultura", todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.

O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e pelo aplicativo Cultura Play, de segunda a sexta-feira, às 10h.