Na coluna desta quarta-feira, Atílio Bari fala sobre o espetáculo “Bárbara”, em nova temporada no Teatro Bravos. A obra é baseada no livro autobiográfico “A Saideira”, que narra a luta da jornalista Barbara Gancia contra o alcoolismo.
O colunista aproxima o ouvinte da definição da doença usando referências da cultura popular brasileira, como Heleninha Roitman, da novela Vale Tudo: “Uma personagem de ficção que, assim como tantos no teatro, no cinema e na TV, nos mostra a extensão, a profundidade e muitas vezes a incompreensão do seu drama”.
Atílio também destaca a força da atuação de Marisa Orth — que dá vida a Bárbara no teatro: “[Ela] aproveita cada sílaba do texto, sem jamais descambar para o óbvio de caricaturar uma bêbada no palco. Há uma dignidade na sua interpretação, que faz jus à coragem da Barbara Gancia em relatar tão abertamente e tão despudoradamente as suas dramáticas experiências”.
Atílio Bari é idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona, da TV Cultura, e também participa do "Estação Cultura", todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.
O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e pelo aplicativo Cultura Play, de segunda a sexta-feira, às 10h.