Na coluna desta quarta-feira, Atílio Bari comenta o espetáculo musical “Chatô e os Diários Associados - 100 Anos de Paixão”, em cartaz no Teatro Liberdade. A peça apresenta ao público as façanhas da polêmica figura. O texto é de Fernando Morais, biógrafo do magnata das comunicações Assis Chateaubriand, e de Eduardo Bakr, com direção de Tadeu Aguiar. Nas palavras do colunista: “Esse homem foi praticamente tudo o que quis ao longo dos seus 76 anos de vida, iniciados ainda no século 19: jornalista, escritor, advogado, empresário, político, mecenas, imortal da Academia Brasileira de Letras, mulherengo, amigo de muita gente, inimigo de mais gente ainda”.
Interpretado por Stepan Nercessian no palco, Chatô, como o empresário ficou conhecido, criou o maior conglomerado de mídia da América Latina, numa época em que a palavra mídia ainda não era usada entre nós: “No seu auge, os Diários Associados contavam com mais de cem jornais, dezenas de emissoras de rádio e TV, revistas e agências de notícias. Uma das suas criações, a revista O Cruzeiro, chegou a ter uma tiragem de mais de 700.000 exemplares, vendidos em banca, num Brasil em que ainda não havia o hábito da assinatura de jornais e revistas, e mais da metade da população era analfabeta. Trouxe a televisão para o Brasil, com a inauguração da TV Tupi de São Paulo”.
O colunista encerra destacando a importância histórica da trajetória de Chateaubriand: “É uma parte da nossa história, quase um documentário musical, em que desfilam Carmem Miranda, Dalva de Oliveira, Francisco Alves, Mário Lago, Hebe Camargo e outros muitos ídolos pioneiros da comunicação de massa do nosso país. Que bom ver tudo isso no palco, um musical brasileiríssimo [...]”.
Atílio Bari é idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona, da TV Cultura, e também participa do "Estação Cultura", todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.
O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e pelo aplicativo Cultura Play, de segunda a sexta-feira, às 10h.