Listen

Description

Na coluna desta quarta-feira, Atílio Bari comenta a vida e a obra do escritor italiano Italo Calvino, autor do conto “A Ovelha Negra”, que descreve um país onde todos são ladrões e o cotidiano é um ciclo de roubos e trapaças, até que surge um homem honesto, impactando a ordem estabelecida.

O colunista exalta a linguagem literária de Calvino, chegando a compará-lo com alguns dos maiores e mais distintos nomes da literatura brasileira: “Sua escrita é recheada de ironias, em um estilo que eu ousaria dizer ser muito próximo aos nossos modernistas de 1922”.

Atílio encerra estabelecendo uma conexão entre ficção e vida real: “Não nos faz lembrar dos capangas a serviço dos latifundiários? Dos pequenos meliantes a serviço dos reis do tráfico? Do funcionariozinho da repartição que fajuta um documento para favorecer o chefe? Ou do assessorzinho do deputado ou vereador que aceita fazer uma rachadinha com o eleito pelo povo? Locais e situações onde a pessoa honesta passa a ser a ovelha negra, como no conto que acabei de resumir”.

Atílio Bari é idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona, da TV Cultura, e também participa do "Estação Cultura", todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.

O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e pelo aplicativo Cultura Play, de segunda a sexta-feira, às 10h.