Listen

Description

A dança, música e todas as formas de expressão da cultura alternativa sempre estiveram ligadas ao espaço urbano, a rua. E para além de manifestação cultural, também sempre foram ferramentas de transformação social. Os espaços públicos da cidade sempre foram palco para a expressão artística alternativa e, para além disso, também sempre foram lugares de sociabilidade e de lazer para os jovens.

Com o isolamento social imposto pela pandemia, a ocupação desses espaços públicos foi extinta e os artistas, produtores culturais e todas as pessoas que constroem a cena cultural alternativa tiveram que se reinventar e resistir para continuar atuando.

Para entender melhor esse tema, a Caroline de Souza e a Thais Immig conversaram com integrantes de movimentos que a muito tempo fortalecem esses locais aqui em Santa Maria. A Luizi Rosauro e o Britto do CORAP - Coletivo de Resistência Artística Periférica e com a Diovana Vieira, ex-integrante do Programa Bambaataa.

Ambos os grupos buscam fortalecer a cultura do Hip Hop na cidade. Antes da pandemia eles promoviam, inclusive em parceria, espaços culturais como a tradicional Batalha dos Bombeiros. Mesmo no segundo ano de pandemia, os integrantes do CORAP e do Bambaataa não deixaram de difundir a cultura Hip Hop e contribuir na visibilidade para os artistas locais, muito afetados pelo cenário da pandemia.

O CORAP é um coletivo fundado em 2010 na Zona Oeste de Santa Maria, no intuito de difundir a cultura Hip Hop do interior do estado e através dela promover um debate sobre a participação popular e direitos humanos. Atualmente reúne grupos de RAP e MC’s, grafiteiros, estudantes, jornalistas e divulgadores culturais. O Bambaataa é um programa de rádio inserido na programação da Rádio Universidade desde 2015. O programa, na sua grade natural, vai ao ar todas as sextas-feiras das 17 às 18 horas e aborda os temas do movimento hip hop e todos os seus elementos, apoiando os eventos da cidade e disponibilizando a estrutura do projeto para apoiar essa causa. O programa realiza entrevistas ao vivo ou gravadas, com artistas locais e de outros estados.