Listen

Description

Voltamos com mais um episódio do Escuta Essa, podcast semanal em que Denis e Danilo trocam histórias de cair o queixo e de explodir os miolos. Todas as quartas-feiras, no seu agregador de podcasts favorito, é a vez de um contar um causo para o outro. Neste episódio Danilo nos conta sobre sua primeira grande aventura em cima de uma bicicleta - e sobre como a bicicleta foi importante para o movimento sufragista.

Não deixe de enviar os episódios do Escuta Essa para aquela pessoa com quem você também gosta de compartilhar histórias e aproveite para mandar seus comentários e perguntas no Spotify, nas redes sociais @escutaessapod, ou no e-mail escutaessa@aded.studio. A gente sempre lê mensagens no final de cada episódio!

...

NESTE EPISÓDIO

- A Bike Anjo é uma rede de pessoas dispostas a ensinar outras pessoas a aprender a andar de bicicleta ou a realizar de bicicleta os trajetos mais importantes do seu cotidiano. No site é possível procurar eventos de ensino de bicicleta, solicitar a ajuda de um guia ou inscrever-se para prestar esse tipo de auxílio a outras pessoas.

- A bicicleta dobrável da história era uma Caloi Urbe, aro 20", com 7 marchas.

- Segundo o código de trânsito brasileiro, automóveis precisam respeitar a distância de 1,5m para ultrapassar bicicletas, o que na prática significa mudar de faixa de rolamento.

- Márcia Regina de Andrade Prado faleceu em 2009 atropelada na Avenida Paulista enquanto fazia seu deslocamento de bicicleta. Era uma cicloativista importante e a Rota Márcia Prado, que atravessa as cidades de São Paulo, São Bernardo, Cubatão e Santos, agora leva seu nome. A rota foi oficializada em 2018 pela Lei Estadual nº 16.748.

- É possível ver ilustrações que mostram mulheres pedalando no começo do século XX aqui.

- Susan Anthony foi uma importante ativista feminista e abolicionista dos Estados Unidos e notória pela importância que deu à bicicleta.

- A ativista Elizabeth Smith Miller ficou conhecida por inaugurar o uso de calças bufantes acima do tornozelo nos Estados Unidos, mas foi a divulgação da vestimenta no jornal "The Lilly", criado por Amelia Bloomer, que acabou popularizando a peça e rendendo o nome "bloomer" para as calças.

- O casaco "spencer" era originalmente masculino, mas foi amplamente adotado pelas mulheres por não ter uma "cauda" e favorecer o uso da bicicleta.

- É possível ler todas as edições do Jornal do Brasil de 1900 online.

...

AD&D STUDIO

A AD&D produz podcasts e vídeos que divertem e respeitam sua inteligência! Acompanhe todos os episódios em aded.studio para não perder nenhuma novidade.