Listen

Description

Uma estrela do rock tirando uma costela, uma gangue de palhaços sequestrando crianças. Como esses boatos se espalharam nos anos 90, antes mesmo da internet? Analisamos a psicologia por trás dessas histórias, a impossibilidade de desmentir "fake news", a lógica de compartilhamento de notícias nas redes sociais e como os boatos falam mais sobre os medos de quem conta do que sobre a realidade.

Este é mais um episódio do Escuta Essa, podcast semanal em que Denis e Danilo trocam histórias de cair o queixo e de explodir os miolos. Todas as quartas-feiras, no seu agregador de podcasts favorito, é a vez de um contar um causo para o outro.

Não deixe de enviar os episódios do Escuta Essa para aquela pessoa com quem você também gosta de compartilhar histórias e aproveite para mandar seus comentários e perguntas no Spotify, nas redes sociais, ou no e-mail escutaessa@aded.studio. A gente sempre lê mensagens no final de cada episódio!

...

•⁠ ⁠O boato sobre Marilyn Manson era conhecido por pessoas de vários lugares do mundo.

•⁠ ⁠“The Psychology of Rumor”, de Gordon Willard Allport e Leo Postman, é um livro seminal de 1947 que analisa os boatos sobre o bombardeio de Pearl Harbor.

•⁠ ⁠"Rumor Psychology", livro de Nicholas DiFonzo e Prashant Bordia, diferencia fofoca, boato e lenda urbana.

•⁠ ⁠Matéria da Folha de S. Paulo sobre a "Gangue do Palhaço" entrevista palhaços prejudicados pelo boato e mostra imagens das capas do jornal "Notícias Populares" a respeito.

•⁠ ⁠Estudo da USC mostra que quem compartilha "fake news" em geral quer apenas visibilidade nas redes sociais e não necessariamente se alinha politicamente às postagens.

•⁠ ⁠Outro estudo mostra como desmentir "fake news" tem pouco ou nenhum efeito.

...

AD&D STUDIO

A AD&D produz podcasts e vídeos que divertem e respeitam sua inteligência! Acompanhe todos os episódios em aded.studio para não perder nenhuma novidade.