Voltamos com mais um episódio do Escuta Essa, podcast semanal em que Denis e Danilo trocam histórias de cair o queixo e de explodir os miolos. Todas as quartas-feiras, no seu agregador de podcasts favorito, é a vez de um contar um causo para o outro. Neste episódio Denis nos conta sobre as aventuras de Percy Fawcett, um explorador que se apaixonou pela América do Sul e que acabou simbolizando uma incrível mudança dos tempos.
Não deixe de enviar os episódios do Escuta Essa para aquela pessoa com quem você também gosta de compartilhar histórias e aproveite para mandar seus comentários e perguntas no Spotify, nas redes sociais @escutaessapod, ou no e-mail escutaessa@aded.studio. A gente sempre lê mensagens no final de cada episódio!
...
NESTE EPISÓDIO
- Percy Fawcett é considerado a maior influência do personagem Indiana Jones, criado por George Lucas.
- A "Royal Geographic Society" ("Real Sociedade Greográfica") é uma sociedade científica fundada em 1830 e originalmente financiada pelo rei Guilherme IV.
- Percy Fawcett serviu como espião no Marrocos como membro do "Intelligence Service", o Serviço de Inteligência Britânico.
- As fronteiras entre Brasil e Bolívia geraram muita negociação e conflito, não apenas pela incerteza da extensão dos rios mas também pela questão do Acre, que originalmente pertencia à Bolívia mas continha uma população majoritariamente brasileira.
- A Serra do Roncador ainda é considerada uma das áreas mais desconhecidas de selva na América do Sul.
- Sir Henry Rider Haggard escreveu "As Minas do Rei Salomão" em 1885 e era amigo de muitos exploradores britânicos, incluindo Percy Fawcett.
- Machu Pichu foi redescoberta somente em 1911 por Hiram Bingham, à frente de uma expedição financiada pela Universidade de Yale.
- O "Manuscrito 512" (ou "Documento 512") pode ser lido digitalmente no site da Biblioteca Nacional.
- A mítica cidade de Atlântida foi vastamente descrita pelo filósofo grego Platão por volta de 400 a.C.
- O "Atlas das cidades perdidas" é um livro Aude de Tocqueville.
- Pompeia foi redescoberta por acaso em 1599 e escavada seriamente apenas a partir de 1748. A erupção que tomou a cidade ocorreu muito antes, no século I.
- Aqui você pode ler um exemplo de reforma em um banheiro de casa que acabou revelando uma construção com mais de 2 mil anos de idade.
- A Cidade Z acabou inspirando em 2016 o filme "Z: A Cidade Perdida", de James Gray.
- Orlando Villas-Bôas foi um importante antropólogo e sertanista brasileiro indicado ao Prêmio Nobel da Paz pelo trabalho dele com os indígenas do Xingu.
...
AD&D STUDIO
A AD&D produz podcasts e vídeos que divertem e respeitam sua inteligência! Acompanhe todos os episódios em aded.studio para não perder nenhuma novidade.