Listen

Description

E se o jeito que dormimos hoje, durante toda a noite, fosse uma invenção recente e algo completamente diferente do que fizemos ao longo de milênios? Essa é uma das teorias discutidas hoje e que mostram como o sono, uma das atividades mais naturais humanas, ainda é cheia de mistérios a serem estudados.

Este é mais um episódio do Escuta Essa, podcast semanal em que Denis e Danilo trocam histórias de cair o queixo e de explodir os miolos. Todas as quartas-feiras, no seu agregador de podcasts favorito, é a vez de um contar um causo para o outro.

Não deixe de enviar os episódios do Escuta Essa para aquela pessoa com quem você também gosta de compartilhar histórias e aproveite para mandar seus comentários e perguntas no Spotify, nas redes sociais , ou no e-mail escutaessa@aded.studio. A gente sempre lê mensagens no final de cada episódio!

...

-É possível assistir o vídeo do humorista Pete Holmes sobre explicar o sono para ETs no TikTok.

-O livro com as pesquisas de Robert Ekirch sobre o sono é o “At Day’s Close: Night in Times Past”.

-Muitas das informações que usamos neste episódio estão em outro texto seu, “The Modernization of Western Sleep”, de 2015.

-A BBC já fez uma matéria contando sobre as descobertas de Ekirch sobre o sono bifásico.

-A tradução da Odisseia de Homero citada por Ekirch é a de George Chapman, de 1611.

-Um fórum de estudantes de literatura clássica discutiu a ideia de que o primeiro sono apareceu na Odisseia.

-A história das camas e dos colchões na idade média e moderna da Europa é contada por Bill Bryson no livro “Em Casa - Uma breve história da vida doméstica”.

-A história do sono na Ásia, em especial no Japão, é contada pelos pesquisadores Brigitte Steger e Lodewijk Brunt em “Night-time and Sleep in Asia and the West: Exploring the Dark Side of Life”.

-Steger escreveu para a BBC sobre o fenômoeno do inemuri no Japão.

...

AD&D STUDIO

A AD&D produz podcasts e vídeos que divertem e respeitam sua inteligência! Acompanhe todos os episódios em aded.studio para não perder nenhuma novidade.