Listen

Description

Voltamos com mais um episódio do Escuta Essa, podcast semanal em que Denis e Danilo trocam histórias de cair o queixo e de explodir os miolos.

Neste episódio temos duas histórias sobre tinta: primeiro Danilo conta como a tinta verde já foi mortal e pode ter levado Napoleão à morte, e depois Denis fala da tinta mais preta do mundo e como isso criou rancores dentro do mundo da arte.

Não deixe de mandar os episódios para aquela pessoa com quem você também gosta de compartilhar histórias e aproveite para compartilhar com a gente seus comentários e perguntas no Spotify, nas redes sociais @escutaessapod, ou no e-mail escutaessa@aded.studio

...

NESTE EPISÓDIO

Primeira História

- A história sobre como a cor verde pode ter matado Napoleão Bonaparte é uma das muitas contidas no livro "Quando deixamos de entender o mundo", de Benjamin Labatut.

- Através de descobertas feitas com luz ultravioleta é possível ver as cores originais de diversas estátuas da Grécia Antiga em exposição no Museum of Modern Art em Nova Iorque.

- Carl Scheele, nascido em 1742, é o responsável pela criação do "Verde Scheele", que continha altos nível de arsênico e pode ter contribuído com sua morte aos 43 anos de idade.

- O "Verde Scheele" começou a ser abandonado ainda no século XIX graças à sua toxicidade, mas seguiu até 1930 sendo usado como inseticida.

- Marie Curie, pioneira nas pesquisas sobre radioatividade, morreu aos 66 anos vítima de uma anemia rara causada pela exposição prolongada à radiação.

- Sabin Arnold Von Sochocky criou a primeira tinta do mundo que brilhava no escuro, chamada "Undark". Morreu aos 45 anos também vítima de anemia causada por radiação.

- Tanto Claude Monet quanto Paul Cézanne tiveram problemas de visão: o primeiro por conta de uma catarata, o segundo por conta de diabetes. É impossível comprovar, mas é possível que os dois tenham sofrido suas condições por interferência do "Verde Paris", que também era tóxico e foi usado como inseticida até o final do século XIX.

- A gasolina passou a conter chumbo em 1922 e em 1970 toda a gasolina do mundo já continha o metal. Sua proibição ocorreu na década de 1980, mas chumbo só parou de ser utilizado na gasolina do mundo inteiro em 2021.

- A produção artesanal de panelas no México passou a conter chumbo depois da invasão dos europeus e, mesmo com o chumbo proibido no país desde 1993, várias comunidades tradicionais seguem produzindo artesanalmente panelas usando o metal como esmalte. Estima-se que duas de cada dez crianças do país estejam seriamente contaminadas.

- O gás presente nas geladeiras era o clorofluorcarbono, banido mundialmente em 1987 quando provou-se que era o maior responsável pela destruição de nossa camada de ozônio.

Segunda História

- A tinta Vantablack, produzida pela empresa Surrey Nanosystems, pode ser vista no próprio site da companhia em diversas fotos e vídeos.

- Sua versão em spray, mais acessível, chama-se Vantablack S-VIS e custa cerca de 6 mil dólares a unidade.

- Anish Kapoor é o artista responsável por obras como o "Cloud Gate" (ou "O Feijão") em Chicago, o "Sky Mirror" em Nottingham, na Inglaterra, e o "The Void" (ou "O Vazio").

- A matéria no site Wired citada pelo Denis pode ser lida aqui.

- O rosa mais rosa do mundo, criado por Stuart Semple, pode ser comprado no site do artista - desde que você não seja Anish Kapoor, claro.

- Estudos mostram que a resolução 4K em algumas circunstâncias supera a capacidade do olho humano.

- Anish Kapoor riu por último.

- O azul chamado "IKB" ("International Klein Blue") foi registrado em 1960 por Yves Klein.

- A única obra de Anish Kapoor que utiliza a tinta Vantablack é um relógio - na verdade, uma série de dez relógios, e cada um pode ser comprado pela bagatela de 95 mil dólares.

...

AD&D STUDIO

A AD&D produz podcasts e vídeos que divertem e respeitam sua inteligência! Acompanhe todos os episódios em aded.studio para não perder nenhuma novidade.