Listen

Description

Série: Fruto do Espírito
Tema: “Domínio Próprio” – Pr. Sidney Costa
Texto Base: Gálatas 5.16-25

“DOMÍNIO PRÓPRIO”

I - Introdução
“Quero dizer a vocês o seguinte: deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana. Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. Osa dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem. Porém, se é o Espírito de deus que guia vocês, então vocês não estão debaixo da lei. As coisas que a natureza humana produz são bem-conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus. Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei. As pessoas que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a natureza humana delas, junto com todas as paixões e desejos dessa natureza. Que o Espírito de Deus, que nos deu a vida, controle também a nossa vida!” Gálatas 5:16-25 NTLH

• O encontro com Jesus te conecta com o Espírito Santo
• A luta diária: carne x Espírito
• Carne e Espírito são inimigos e não andam juntos
• Você foi chamado para viver no Espírito

“O que vai ser mais forte em você? Aquilo que você alimentar. Sua vida espiritual tem a qualidade daquilo que entra em seu coração.”

“O que ganha a sua atenção, ganha o seu coração.”

II – ENTENDENDO O DOMÍNIO PRÓPRIO
• NTLH e NVI - Domínio próprio
• ARC – Temperança
• Mensagem – Capacidade de direcionar sabiamente suas habilidades

Dicionário: É uma virtude que afeta todas as nossas relações, pois define a maneira como dominamos nossas vontades e instintos em relação a algo ou a alguém, inclusive a nós mesmos.
As palavras no original:

• O termo grego é “egkrateia”, cuja raiz “kratos” significa “ter domínio sobre”, “exercer poder sobre”, “ter autoridade sobre”. O termo se relaciona à autoridade sobre os desejos carnais, como o sexo impuro, a glutonaria, a bebedeira e a conversa vã. Remete à pessoa que sabe conter-se, que sabe controlar a língua, olhos, mãos, ouvidos, pés e o corpo como um todo.

• Em hebraico, a palavra “’aphaq” é um dos termos equivalentes ao grego “egkrateia”. O termo aparece em Gênesis 43.31, quando José, após chorar muito ao rever seus irmãos, lava o rosto, contendo a emoção, e ordena que a refeição fosse servida (Gênesis 43.30-31). Ou seja, o termo remete uma pessoa que sabe controlar seus impulsos, assim como Cristo, que em tudo foi tentado, mas nele não se achou pecado (Hebreus 4.15).
“Ao ver o seu irmão, José ficou tão emocionado, que teve vontade de chorar. Então foi para o seu quarto e ali chorou. Quando conseguiu se controlar, lavou o rosto e saiu. E disse: — Sirvam o almoço. Serviram o almoço a José numa mesa e aos seus irmãos em outra. E havia ainda outra mesa para os egípcios que estavam ali, pois estes, por motivos religiosos, eram proibidos de comer junto com os israelitas. Os irmãos se sentaram de frente para José. Eles foram colocados por ordem de idade, desde o mais velho até o mais moço. Quando viram isso, eles começaram a olhar uns para os outros, muito admirados. Serviram a eles da mesma comida que foi servida a José e deram a Benjamim cinco vezes mais comida do que aos outros. E eles beberam com José até ficarem alegres.” Gênesis‬ ‭43:30-34‬ ‭NTLH‬‬

Pessoas que exercem o domínio próprio...

1.Sentem e submetem suas vontades a Deus
“O nosso Grande Sacerdote não é...