📰 Criteria Macro | Thiago Pedroso CFP®️
🇺🇸 Painel do fórum de Sintra em Portugal reúne os principais banqueiros centrais do mundo a partir das 10:30.
■ As notícias de que as negociações comerciais estão avançando ajudou o mercado a seguir o bom humor e renovar máxima.
■ Ajuda também a expectativa de que a inflação pode ser menor que o esperado, o que aumenta a chance de 3 cortes de juros ainda esse ano.
■ O S&P fechou em alta de 0,52% e Nasdaq 0,47%.
■ O DXY caiu (de novo) agora em 96,875 pts (-0,54%).
🇨🇳 A China divulgou PMI industrial com alta para 50,4pts, acima dos 49,8pts esperado e voltando ao terreno de expansão.
🇧🇷 Ontem o Valor noticiou que o governo bateu o martelo e deve entrar hoje com uma ação no STF para questionar a derrubada do decreto do IOF.
■ Mesmo com o recesso do judiciário, Alexandre de Moraes vai continuar trabalhando e dever ser designado como relator do caso.
■ Lula ainda não falou com Alcolumbre ou Motta e a decisão é que não pode aceitar calado, pois senão sairá desse embate ainda mais enfraquecido.
■ Já o congresso pode retaliar, recusando outros temas importantes para o governo.
■ Pelo jeito o governo decidiu comprar a briga com o congresso, o que pode ter um alto custo, mas que será necessário para defender a narrativa do "nós contra eles".
■ Lula ainda deve engavetar o projeto de aumento do número de deputados, acirrando ainda mais o clima...vai jogar nas costas do Alcolumbre a missão de promulgar a matéria e de receber o ônus da proposta muito mal vista pelo eleitorado.
■ Ontem o Bradesco reduziu a expectativa de inflação de 2025 de 5,4% para 5% e PIB subiu de 1,9% para 2,1%.
■ O principal motivo para apostar em uma inflação menor é o dólar, mas o motivo da queda pouco tem a ver com o Brasil...a moeda americana fechou o primeiro semestre com a maior queda frente o DXY desde o início do índice (1973).
■ Ontem fechou em queda de 0,89% cotado a R$5,4341 no menor nível desde set/2024.
■ Ainda teve o CAGED que mostrou criação de 148,9mil vagas (abaixo das 172mil esperado) e ajudou na forte queda da curva longa de juros (quase 2%) puxando os ativos locais.
■ O IBOVESPA subiu 1,33% mas o volume de apenas 20,5bi ainda não indica que "agora vai"...mesmo assim fechou o primeiro semestre com alta de 15,44%, melhor semestre desde 2016.
■ Destaque para o Boletim Focus que continua mostrando a inflação em queda…já saiu de 5,68% no início de março para 5,20% ontem.